As forças de segurança do RJ iniciaram nesta sexta-feira (24) uma grande operação nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Há registros de intensos tiroteios desde o fim da madrugada.
Até a última atualização desta reportagem, um homem tinha morrido atingido por uma bala perdida perto do BRT da Penha. O jardineiro Carlos André Vasconcellos dos Santos tinha 36 anos e estava tomando café quando foi ferido.
Um PM também foi alvejado e levado para o Hospital Estadual Getúlio Vargas. O estado de Diogo Marinho Rodrigues Jordão, do Batalhão de Choque, era gravíssimo.
Além deles, um jovem de 21 anos também foi baleado. Wander Souza dos Santos foi ferido dentro de casa e levado ao Getúlio Vargas. O quadro era estável.
Moradores do Alemão fizeram vídeos de danos em casa por balas perdidas. Outro homem disse que o blindado da polícia atingiu a coluna da sua casa ao fazer uma manobra, abalando a estrutura.
A TV Globo apurou que pelo menos 500 agentes foram mobilizados. A PM concentrou esforços na Penha, e a Polícia Civil, no Alemão. O objetivo é conter o avanço de facções criminosas e combater o roubo de veículos e de cargas.
As equipes também tiveram de remover barricadas nos acessos às comunidades.
Durante a ação na Penha, os policiais encontraram eletrodomésticos variados, como aparelhos de ar-condicionado, televisões, geladeiras e fogões, e outros produtos ainda empacotados. O material estava numa casa vazia na Chatuba. Na casa ao lado, também havia muitas caixas espalhadas pelos cômodos. A polícia acredita que a carga seja roubada.
Unidades envolvidas
- Bope
- Batalhão de Choque
- Batalhão de Ações com Cães
- Grupamento Aeromóvel
- Rondas Especiais e Controle de Multidões
- Batalhão Tático de Motociclistas
- 20 batalhões de área
- Batalhão de Policiamento em Vias Expressas
- Coordenadoria de Recursos Especiais
- Departamento-Geral de Polícia da Capital
Impactos
O Rio Ônibus informa que 15 linhas tiveram de mudar o itinerário.
- 908 (Guadalupe x Bonsucesso)
- SV908 (Guadalupe x Bonsucesso)
- 312 (Olaria x Candelária)
- 313 (Penha x Praça da República)
- 621 (Penha x Saens Pena)
- 622 (Penha x Saens Pena)
- 623 (Penha x Saens Pena)
- 625 (Olaria x Saens Pena)
- 628 (Penha x Nova América)
- 679 (Grotão x Méier)
- 629 (Irajá x Saens Pena)
- 292 (Engenho da Rainha x Castelo)
- 711 (Rocha Miranda x Rio Comprido)
- 311 (Engenho Leal x Candelária)
- 721 (Cascadura x Vila Cruzeiro)
Quatro unidades de saúde ficaram fechadas. As clínicas da família Rodrigo Y Aguilar Roig, Klebel de Oliveira Rocha, Aloysio Augusto Novis e Felippe Cardoso suspenderam o início do funcionamento e avaliavam a possibilidade da abertura.
Fonte: G1RN