Lixo encontrado em área de desova de tartarugas na praia da Pipa, no Litoral Sul potiguar — Foto: Divulgação/Prefeitura de Tibau do Sul
Lixo encontrado em área de desova de tartarugas na praia da Pipa, no Litoral Sul potiguar — Foto: Divulgação/Prefeitura de Tibau do Sul

Famoso ponto de desova das tartarugas na Praia da Pipa, a Praia das Minas amanheceu na quarta-feira (21) repleta de lixo de origem desconhecida. O material teria chegado à areia pela ação das ondas e surpreendeu pela quantidade de plásticos e de lixo hospitalar, como seringas, segundo a prefeitura de Tibau do Sul.

A prefeitura informou que deslocou uma equipe de limpeza para o local, que trabalhou junto com voluntários da organização Tribo Bahia Ambiental. Até o final da tarde de quarta, meia tonelada de lixo já tinha sido recolhida, mas a prefeitura afirmou que ainda havia material na praia.

A Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana do município enviou uma bióloga para avaliar o prejuízo para o bioma local, e um relatório está sendo preparado, inclusive com dados que possam auxiliar na identificação da origem do lixo. Segundo o município, o relatório deve ser concluído ainda nesta quinta-feira (22).

“Essa foi uma ação criminosa e que gera danos gravíssimos para uma área de preservação, uma das mais importantes para sobrevivência de espécies marítimas”, afirmou a Secretária de Meio Ambiente, Laíra Sousa.

Segundo o município, a ação de limpeza continuará até que a situação volte ao normal.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *