MENSAGEM DA DÚVIDA – 

Na eternidade repousam as dúvidas que os homens semeiam no cotidiano da vida, como esta polêmica indagação que fizeram ao escritor e poeta José Carlos Gentili, autor de quase 40 obras literárias, que se espraiam pela poesia, pela história, pelo romance e por tantos outros gêneros desenvolvidos.

Membro atuante da Academia das Ciências de Lisboa, tempos atrás, proferiu naquela Casa de Cultura, conferência que recebeu o título de – O Futuro da Europa passa também pelo Brasil? -, instigante repto que lhe fizera o presidente Artur Anselmo.

A polêmica matéria consolidou-se neste livro único, onde reflexões de toda ordem tentam responder dúvidas da geopolítica mundial, sempre mutáveis ao sabor do poder dos homens e das nações.

Fundamental foi a anexação, ao contexto da obra, do Livro Branco – White Paper on the Future of Europe, no qual o presidente da Comissão Europeia, Jean Claude-juncker, dimensiona as reflexões e cenários para a atual União Europeia, até 2025.

Países da Velha Europa reuniram-se na simbólica cidade italiana de Ventotene e lançaram o Manifesto de igual nome, projetado por Altiero Spinell e Ernesto Rossi na quadra dos anos 40.

As Primeira e Segunda Grandes Guerras Mundiais, deixaram marcas indeléveis de rupturas societárias, sociológicas, territoriais, verificando-se a partição de forma ideológica, redefinindo a ordem mundial em blocos.

A Paz é construída de hiatos entre as beligerâncias mundiais em torno do poder, que rege os homens em sua convivência.

Assim, nasce a Comunidade Europeia na isola de Ventotene, reunindo países europeus, preocupados em formatar uma estrutura substituta da ONU, garantidora de uma nova ordem.

Sob esta visão inquisidora, o autor, de forma sucinta e professoral, lança sementes de dúvidas, que fertilizadas pelo tempo, brotarão de forma fantasmagórica, produzindo frutos no universo escatológico do amanhã.

Novos tempos. Novos rumos. Seres submissos aos avanços da Inteligência artificial.

José Carlos Gentili é um mago, um oráculo que está a prever o amanhã, a profetizar o incognoscível, gerando dúvidas mil para que os leitores deste extraordinário livro possam auscultar suas almas ensandecidas de curiosidade.

As respostas o tempo dirá!

 

 

Tarcisio Laureano dos Santos – Escritor pernambucano

 

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *