O interesse do Governo do Estado em desapropriar uma parte da área do Parque das Dunas motivou o deputado Fernando Mineiro (PT) a promover uma reunião, na noite de ontem na Assembleia Legislativa. O encontro contou com a participação especialistas na área ambiental, representantes de entidades de defesa do meio ambiente, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RN), da associação de moradores dos bairros Ponta Negra e Alagamar, empresários e de professores e alunos de diversas instituições de ensino.
O debate girou em torno do Projeto de Lei encaminhado ao Parlamento Estadual pela governadora Rosalba Ciarlini que trata da redução da área do parque das dunas jornalista Luiz Maria Alves, para fins de implantação da reestruturação viária da avenida engenheiro Roberto Freire, em Ponta Negra. O deputado explicou que o Projeto chegou à Casa na semana passada e que prevê o investimento de cerca de R$ 260 milhões para execução da obra. E afirmou que o Projeto teve uma licença irregular concedida no dia 24 de dezembro de 2012.
Durante o debate, foi dito que durante o estudo feito pelo Governo do Estado, o conselho diretivo do Parque das Dunas não foi ouvido. Os participantes alegam que para justificar tal projeto de desafetação da área seria preciso um estudo equivalente ao que foi feito quando o parque foi criado. Entre os assuntos debatidos na reunião estão os possíveis prejuízos ao comércio da avenida Engenheiro Roberto Freire.