Imagine uma maratona com média de 48h de tempestade de ideias, reunindo profissionais de diversas áreas. Esse é o HackaSUS, evento transdisciplinar organizado pelo Ministério da Saúde (MS) em parceria com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da UFRN, que acontece entre os dias 12 a 14 de julho, no Hotel Praiamar, em Natal.
O foco do Hacaksus é desenvolver uma sugestão para uma plataforma web (um sistema) e também apresentar propostas pedagógicas para ofertas educacionais direcionada para os trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Estamos fazendo uma maratona, onde existem cinco grupos trabalhando paralelamente, com uma lógica competitiva. Todos os grupos são compostos por pessoas das áreas da saúde, educação, tecnologia da informação e da comunicação. E cada grupo vai seguir o desafio de apresentar um protótipo de um ambiente virtual de aprendizagem voltado para o SUS”, explica Felipe Cavalcanti, coordenador-geral de estratégias da educação na saúde do Ministério da Saúde.
O HACKASUS se inspira nos Hackathons, que são maratonas agrupando programadores e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software, com finalidade de criar projetos inovadores. O evento tem uma característica descontraída que dispensa as formalidades, mas mantém o foco no desafio.