O Ministério de Portos e Aeroportos e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) realizaram uma reunião com cerca de 25 investidores, entre eles representantes de concessionárias de aeroportos e empresas do setor aéreo, para discutir a relicitação do Aeroporto de Natal. O encontro aconteceu nesta quinta-feira (2), em Brasília.
Segundo a Anac, a publicação do edital de relicitação está prevista para entrar em pauta na Reunião Deliberativa da Diretoria Colegiada (Redir) do órgão, que acontecerá na próxima terça-feira (7). Na ocasião, também poderá ser definida a data do leilão.
O ministro Márcio França afirmou que existe um esforço do governo em relação à viabilidade de aeroportos regionais, que possuem um caráter de acessibilidade e de integração nacional. França ressaltou, ainda, a necessidade de se investir em mecanismos que possam baratear o custo das passagens aéreas.
“A nossa meta é duplicar a quantidade das pessoas que vão poder andar de avião e ampliar a quantidade de aeroportos estaduais”, afirmou.
No encontro, foram apresentados os diferenciais do aeroporto, que fica localizado em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, e um estudo de viabilidade para operadores aeroportuários interessados em investir na ampliação, manutenção e exploração do aeroporto.
Presente na reunião, o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Daniel de Paiva, apresentou o contexto econômico da cidade e as oportunidades de crescimento.
O presidente da Anac, Juliano Noman, declarou que é importante ouvir os investidores para buscar, nessa fase de ajustes, a melhor solução para o terminal.
“Esperamos que a relicitação do aeroporto seja um marco para essa nova fase de integração do país pelo modal aéreo”, destacou.
O aeroporto está a 18 quilômetros do Porto de Natal e a 30 quilômetros do centro da cidade, além de ficar próximo a estradas que fazem ligação a outras capitais do Nordeste, como João Pessoa e Recife. São Gonçalo do Amarante faz parte da região metropolitana de Natal, que tem mais de um milhão de habitantes.
Inaugurado em 31 de maio de 2014, o terminal aéreo tem capacidade para receber seis milhões de passageiros por ano. Foi o primeiro do Brasil a ser concedido à iniciativa privada, quando começaram as rodadas de concessão de aeroportos no Brasil no início da década passada.
Empresa vencedora da primeira concorrência, a Inframérica anunciou em março de 2020 a desistência do contrato, assinado em 2014, para administração do terminal.
Desde então, o processo passou por trâmites na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Tribunal de Contas da União, entre outras instituições.
A empresa continua operando o aeroporto, durante o processo de relicitação. No entanto, a torre de controle do tráfego aéreo passou a ser operada pela Aeronáutica em março de 2022.
Fonte: G1RN
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