Toda a comitiva reunida em frente ao pavilhão principal da Feira de Stuttgart

Troca de experiências, intercâmbio de conhecimentos e de divulgação das potencialidades turísticas. Estes foram os três pilares da missão empresarial potiguar, comandada pela Fecomércio RN, que esteve entre os dias 5 e 15 de setembro visitando os estados alemães de Baden-Würtemberg e Renânia Palatinado. O grupo voltou a Natal empolgado com o que viu, com a possibilidade de criação de um fluxo turístico entre Alemanha e o RN e, sobretudo, com alguns projetos de troca de experiências e conhecimentos em áreas como capacitação profissional, planejamento e turismo de eventos.

“Foi uma missão muito proveitosa. O que vimos foram destinos e ideias consolidadas, frutos de grande planejamento. Temos muito o que aprender com eles e há um interesse real em estimular o fluxo cruzado de turistas, daqui pra lá e de lá pra cá. Tenho certeza de que o Rio Grande do Norte ganhará muito com esta nova parceria, em uma área que tem uma importância capital para nossa economia que é o turismo”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio Rio Grande do Norte, Marcelo Fernandes de Queiroz, que chefiou a missão.

A Federação do Comércio já mantém contatos com estados alemães há alguns anos, sempre com o intermédio e o apoio total do cônsul Honorário da Alemanha no RN, Axel Geppert.

A comitiva potiguar visitou nada menos que 13 cidades de dois estados (Renânia Palatinado e Baden-Würtemberg). O grupo esteve nas cidades de Mainz (capital da Renânia), Stuttgart (capital de Baden-Würtemberg), Herxheim-Hayna Maikammer, Neustadt, Speyer, Bad Kreuznach, Kauzenburg, Idar-Oberstein, Koblenz, Bad Durkheim, Bingen e Oberwesel.

O foco central da missão foi conhecer as potencialidades turísticas e os roteiros de charme, exóticos e pouco explorados pelos brasileiros destes dois estados. O intuito é promover aqui uma divulgação deles, em parceria com a Abav RN, produzindo folders e estimulando a sua disseminação. Em contrapartida, os alemães deverão enviar, entre novembro deste ano e abril de 2015, uma comitiva ao Rio Grande do Norte que irá fazer o inverso, ou seja, conhecer nossos atrativos e divulgá-los entre os alemães.

“Com isso pretendemos criar um fluxo de turistas que possa viabilizar a implantação de uma ligação direta entre a Alemanha e o Rio Grande do Norte. Hoje, esta ligação (através do aeroporto de Frankfurt) já existe para os estados de Pernambuco e Ceará. Há um grande interesse no Rio Grande do Norte por parte dos alemães desta região que visitamos e isto deverá ser um bom impulso para que o nosso plano seja efetivado”, ressalta Marcelo Queiroz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *