Reunião da comitiva na sede da Dehoga, equivalente à nossa ABIH, com o presidente da entidade, Gereon Hauman1

Na missão comandada pela Fecomércio outros temas foram tratados. O primeiro diz respeito a um intercâmbio entre alunos do Senac e alunos alemães da área de Turismo. A parceria começou a ser costurada na reunião que o grupo teve com o presidente da Dehoga (associação nacional de hotéis da Alemanha, semelhante à nossa ABIH) da Renânia, Gereon Hauman.  (FOTO ANEXA).

A Renânia mantém centros de formação de mão de obra para o setor turístico, com ênfase e destaque para as áreas de Gastronomia e Enologia e a ideia é que os alunos do Senac possam participar de cursos nestes centros, como uma espécie de complemento de suas formações. Estes mesmo alunos teriam, ainda, a oportunidade de garantirem empregos no mercado alemão, que frequentemente se ressente de pessoal neste segmento. Da mesma forma, o Senac receberia alunos alemães para ministrar-lhes cursos complementares aos seus currículos.

“Este intercâmbio será muito proveitoso para nós, uma vez que o Senac já tem professores com formações e certificações internacionais. Fechando o ciclo com alunos, a instituição elevaria ainda mais o nível de excelência de formação de mão de obra que já mantém. Ganha o Senac e, claro, ganha todo o mercado potiguar”, diz Marcelo Queiroz.

O presidente da ABIH RN, Habib Chalita, que também integrou a missão, ressalta a importância desta parceria para o setor. “Vimos que os hoteleiros alemães enfrentam problemas parecidos com os nossos. Mas eles estão muito à nossa frente em organização e planejamento. Além de terem todo este know how na formação de mão de obra. Diante deste quadro, estreitar os laços com eles será muito importante para nosso turismo. Muitas parcerias poderão surgir. O presidente da Dehoga deverá estar em Natal no próximo mês de novembro e novos passos para efetivar a parceria deverão ser dados. Há um interesse mútuo da Dehoga e do Sistema Fecomércio RN, com o apoio da ABIH e participação da Câmara de Turismo da Fecomércio RN. Esta parceria tende a se tornar realidade em muito pouco tempo”, diz Habib Chalita.

Gereon Hauman fez questão de traçar o quadro atual do turismo na Alemanha. Ele explicou que o setor emprega 2,7 milhões de pessoas em todo o país (no Brasil este número é de quase um milhão). Apenas no estado da Renânia, que tem cerca de 4 milhões de habitantes, são 190 mil funcionários na atividade turística (no RN são pouco mais de 90 mil).

“A Alemanha tem muito know how na formação de mão de obra para o setor turístico, sobretudo nas áreas de Gastronomia e Enologia. Como nós estamos trabalhando para reabrir a Escola de Gastronomia e Turismo no Barreira Roxa, onde iremos ampliar consideravelmente nossa capacidade de formação de pessoas nestas áreas, esta nova parceria chega em ótima hora. Nós já temos grandes profissionais, professores com certificações internacionais e alunos de destaque, mas sempre há o que aprender, o que evoluir. Esta é a essência do nosso trabalho”, reforça o diretor regional do Senac, Helder Vieira, que também integrou a missão.

Outro ponto que foi pré-combinado na viagem foi a vinda de um grupo de produtores de vinho alemães a Natal para realizar aqui um evento de degustação de seus produtos. A intenção é que a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN sedie o evento no qual serão apresentados ao mercado potiguar alguns dos principais rótulos de vinhos produzidos na Alemanha, sobretudo nas cidades e vilas localizadas na chamada “Rota do Vinho”, que tem o estado da Renânia Palatinada como um de seus principais expoentes. 

Este evento, teria um papel duplamente interessante para a economia potiguar. O primeiro seria despertar nos norte-riograndenses o interesse no chamado turismo de vinho da Alemanha, algo se somaria ao compromisso da missão de estimular a criação de um fluxo de turistas entre os dois países. O segundo é colocar os empresários potiguares que trabalham com vinho em contato com estes produtores alemães que estão produzindo vinhos cada vez melhores e com preços bastante competitivos.

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