O monumento considerado o marco histórico da cidade de Assú, no interior do Rio Grande do Norte, desabou na tarde dessa quarta-feira (12) após uma ventania. A coluna de mais de 120 anos ficava no coreto na Praça São João Batista.
De acordo com a prefeitura, ninguém ficou ferido com o incidente.
O vento forte derrubou ainda a escultura de um Cristo Redentor, que ficava no topo da coluna.
Câmeras de monitoramento registraram o momento em que o monumento foi ao chão, puxando as bandeiras juninas que enfeitavam a praça. O local, também conhecido como Buraco do Prefeito, foi palco recente dos shows de São João na cidade.
Segundo a Prefeitura de Assú, a coluna foi inaugurada em 1º de janeiro de 1901.
Em nota, o município disse que “a coluna com data de 1901 é um marco histórico da nossa cidade” e que “marca a virada do século”.
Informou ainda que as equipes da Secretaria de Obras se dirigiram ao local para “averiguar o tamanho dos danos provocados e tomar as medidas cabíveis”.
A escultura do Cristo Redentor, que ficava ta praça e também desabou, é obra do artista plástico Gilvan Lopes. Ela foi inserida em 2005.
No início de julho, o setor de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) informou que os ventos no Rio Grande do Norte estavam três vezes acima da média para o período em algumas regiões do estado. Em alguns locais, as rajadas chegaram a atingir 30 km/h.
Fonte: G1RN