Está oficialmente aberta a 17ª edição da Festa do Bode, maior evento de caprinovinocultura do estado. Realizada em parceria com o Governo do Rio Grande do Norte e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), a feira foi prestigiada na noite dessa quinta-feira (6), pelo prefeito Francisco José Júnior e pelo governador Robinson Faria.
“A Festa do Bode está cada vez melhor e maior, reunindo profissionais, expositores e instituições, movimentando e aquecendo a economia da nossa cidade. Além disso, é uma festa diversificada, com festival de gastronomia, shows culturais e uma imensidade de atrações para toda a família. A expectativa é que essa edição movimente mais de R$ 3 milhões em negócios”, afirmou o prefeito Francisco José Júnior.
Um dos pontos altos da abertura da Festa do Bode foi a entrega do primeiro Selo de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal e Vegetal (SIM), uma reivindicação antiga dos agricultores locais que se consolida na atual gestão. O primeiro produto a receber a certificação foi o mel envasado de abelha do apicultor Giomar Neves, morador do projeto de assentamento Boa Fé.
“Apenas dois meses após o prefeito Francisco José Júnior empossar a equipe de técnicos responsável pelo SIM, o primeiro produtor local já está recebendo o seu Selo. Esse é um momento histórico para a nossa cidade. A certificação retira o agricultor da informalidade, e com a fiscalização, tanto o produtor quanto o consumidor terão à disposição um produto com uma maior segurança alimentar”, ressaltou o secretário municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, Rondinelli Carlos.
A Festa do Bode conta também com o apoio da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Rio Grande do Norte (ANCOC), Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Mossoró e Oeste Potiguar (ASCCOM), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e a Associação Norte-rio-randense de Criadores (ANORC).