Vacinação de idoso — Foto: Divulgação/Semsa
Vacinação de idoso — Foto: Divulgação/Semsa

Segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, Mossoró começou nesta segunda-feira (8), o agendamento dos idosos acamados, com 85 anos ou mais, para receber as doses da vacina contra a Covid-19. O agendamento deve ser feito por um familiar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A expectativa do município é encerrar a vacinação desse público na próxima sexta-feira (12).

De acordo com o Coordenador do Programa Municipal de imunizações, Etevaldo de Lima, os agentes de saúde e de enfermagem nas zonas urbana e rural irão aos domicílios fazer a vacinação desse público.

Um familiar deve se dirigir até a unidade básica de saúde mais próxima para informar o nome, o endereço e telefone de contato. De acordo com Etevaldo, nas UBSs já existe uma lista dos idosos que são acompanhados pelas equipes do Programa de Saúde da família. Os parentes devem informar sobre os idosos que não são acompanhados pelas equipes e, portanto, não estão nessa lista.

“Pelo cronograma da Sesap, essa vacinação dos acamados começaria no dia 10. Mas, como temos doses remanescentes, vamos começar hoje. A previsão é concluir até sexta-feira, dia 12”, explica Etevaldo.

Mossoró tem 573 doses ainda dos primeiros lotes enviados pela Sesap e a expectativa é que o município receba ainda nesta segunda-feira outras 1.470 doses para a vacinação dos idosos.

“Depois que os idosos acamados forem vacinados, vamos dar sequência vacinando os idosos de 85 a 89 anos, depois de 80 a 84 e em seguida de 75 a 79 anos. Lembrando que, isso vai depender da quantidade de doses remanescentes de cada etapa e também do que o município vai receber”, explica Etevaldo de Lima.

O agendamento deve continuar para os idosos nas próximas fases. A secretaria informou que deve divulgar o calendário com as datas nos próximos dias. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró, a estratégia visa evitar as aglomerações e filas que ocorreram na última sexta-feira (1), quando município distribuiu 1.000 doses para aplicação nos idosos nas unidades de saúde.

Fonte: G1RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *