Estão abertas até o dia 16 de fevereiro as inscrições para a Macambira – Mostra de Cinema de Realizadoras, que tem intuito de dar visibilidade e promover o debate de filmes dirigidos por mulheres. O evento é gratuito e abre espaço para a produção audiovisual potiguar e nacional. O evento acontece no mês de março em Natal.
De acordo com a organização do evento, podem ser inscritos curtas-metragens finalizados a partir de janeiro de 2017, sem restrição de gênero, desde que dirigidos por mulheres realizadoras (cis, trans, travestis, não bináries) de nacionalidade brasileira. Segundo a mostra, também é permitida também a inscrição de obras que tenham sido co-dirigidas com homens.
Segundo a mostra, o objetivo é dar visibilidade às obras, em formato de curta e longa-metragem, dirigidos por mulheres e promover um espaço de diálogo sobre feminismo e cinema, trazendo pautas como representatividade no cinema, considerando recortes de raça, classe, identidade de gênero e identidade sexual.
Para se inscrever, é necessário preencher um formulário online. A primeira edição da Mostra Macambira é promovida pela Mulungu Audiovisual e Salobra Filmes e conta com o patrocínio do Fundo de Incentivo à Cultura (FIC 2018), lançado pela Prefeitura do Natal por meio da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte).
Fonte: G1RN