As mudanças nos endereços dos locais de votação têm gerado confusão para os eleitores no Rio Grande do Norte. Alguns deles não perceberam que a seções eleitorais onde votavam foram alteradas e acabaram indo para o lugar errado nesse domingo (15) de eleições municipais.
Muitos locais de votação foram alterados em função da pandemia e por escolas que estão em reformas.
Um dos que sofreram com isso foi o idoso Francisco Soares da Silva, de 81 anos de idade. Ele disse que chegou a consultar o aplicativo E-titulo, mas que o programa não mostrava o local correto de votação, sugerindo quatro opções.
Assim, ele decidiu ir à Escola Estadual Belém Câmara, na Cidade da Esperança, Zona Oeste de Natal, onde votava há mais de 20 anos. Chegando lá, descobriu que a seção havia mudado para a Escola Municipal Professora Ivonete Maciel, no mesmo bairro.
“Como meu pai faz questão do voto, pegamos mais um carro por aplicativo para ir ao novo local. Gastei mais R$ 20 reais nessa viagem. Na idade dele, para ter que se locomover, acho um absurdo”, disse a filha Maria de Fátima de Melo Silva.
A nova seção eleitoral de Francisco Silva fica no segundo andar do prédio. Com dificuldades de locomoção, ele usa um andador para auxiliá-lo e precisou subir até o local de votação em uma rampa.
“Era o segundo andar e não tinha cadeira de rodas para subir. Ele precisou ir pela rampa”, disse a filha, que contou que o pai é colostomizado e tem dificuldades de andar desde o ano passado, quando estava de bicicleta e foi atropelado por um carro.
Maria de Fátima contou que o pai ficou bastante irritado com a alteração. “Ele é muito bravo quando se trata dos direitos dele”, disse.
Mudanças
O Tribunal Regional Eleitoral do RN (TRE-RN) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) têm pedido que os eleitores confiram seus locais de votação antes de saírem de casa.
No dia 4 de novembro, o TRE-RN informou sobre as mudanças que aconteceram em cinco zonas eleitorais (1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 69ª). Segundo o órgão, as alterações foram provocadas por limitações estruturais dos locais e também visando seguir as orientações do plano de segurança sanitária do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Os novos locais de votação pode sem ser vistos pelos eleitores no site do TRE-RN, pelo aplicativo “e-Título” ou pela assistente virtual do TRE, Celina. Além do site, a Celina pode ser acessada pelos perfis do órgão no Facebook e no Telegram (usuário @jern_bot). Outra possibilidade é pelo Disque-Eleitor, no telefone 0800 84 5464.
Fonte: G1RN