As secretarias estaduais do Rio Grande do Norte estarão “sob nova direção” até abril deste ano. O motivo é a saída de alguns secretários da administração estadual para a disputa do pleito de 2014, obedecendo as regras eleitorais. De acordo com a Assessoria de Comunicação do Governo, a reforma do secretariado será feita “de uma vez só” no formato de bloco e deve seguir a tendência nacional, aguardando o calendário eleitoral de desincompatibilização.
Este ano, o Governo do Estado já publicou a exoneração do ex-secretário de Turismo, Renato Fernandes (PR) e do ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Rogério Marinho (PSDB). Um por motivo político e o outro, eleitoral.
Além dos dois secretários já exonerados, o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Leonardo Rego e o diretor do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), Carlson Gomes também aparecem na lista. Os nomes que assumirão as pastas estaduais ainda não foram divulgados, mas devem ser ocupados por técnicos, que não tenham objetivos eleitorais.