Douglas Azevedo
Mulheres ainda muito jovens estão superando os homens em diplomas e passaram para trás gerações anteriores na participação da força de trabalho, enquanto homens trabalham uma taxa menor.
São um número cada vez maior de mulheres que estão obtendo ganhos rápidos no trabalho e na sala de aula, obtendo um nível de graduação muito acelerado em relação aos seus próprios antepassados, ultrapassando também os homens em diplomas de bacharelado, conforme indica o relatório da Pew Research Center.
A Pew analisou dados da mais recente pesquisa de população dos EUA e observou que cerca de 27% das mulheres entre 18 e 33 anos possuem ao menos um diploma de bacharelado. Entre os homens este percentual é de apenas 21%.
Os pesquisadores Elleen Patten e Richard Fry, da Pew, lembram a trajetória meteórica no campo educacional e de escolarização das mulheres nestas últimas gerações, refletindo um avanço significativo e de forma acentuada crescente inclusive em ganhos financeiros, já muito próximos dos ganhos dos homens.
Outro dado importante refere-se as “mulheres da geração silenciosa”, formada por pessoas de 59 a 86 anos, 20% delas já possuem um diploma de curso superior e estão exercendo uma perceptível influência no mercado de trabalho.
As mulheres da geração Y, os números atuais remetem com dados que mostram uma visível reversão positiva e crescente em 63% das mulheres, geração Y, com uma atividade profissional definida e participação ativa na economia nos seus principais indicadores.
As mulheres, geração Y, ainda ganham menos que os homens, mas com essa velocidade continuada de mulheres, com investimento constante em educação e escolarização, e com graduação cada vez mais jovem, além de constante especialização no mercado específico de sua atuação, este fator tende a diminuir de forma significativa nos próximos cinco anos, afirma a pesquisa.
” Quando há planejamento, há futuro. Quando não há planejamento há destino “
Ao ” Sucesso ” … !!!
Douglas Azevedo – Economista CORECON 1122 19a. Região e-mail: [email protected]