O Museu Café Filho, no centro de Natal, celebra o Dia da Peosia nesta quarta-feira (14) com uma programação especial. O evento começa a partir das 9h e conta com exposição fotográfica, passeio poético e atrações musicais nas janelas e sacadas do espaço público.
Para iniciar, cordelistas de Natal farão apresentações na praça Padre João Maria, a partir das 9h de onde, ás 16h, partirá o passeio poético em cortejo pelas ruas do centro da capital. A caminhada será animada pelo grupo folclórico A Chegança de Barra do Cunhaú, que faz apresentação ás 17h na Praça André de Albuquerque, onde Natal foi fundada em 1599.
Outro atrativo é a exposição Galeria do Povo, que manterá as características originárias dos tempos em que era realizada na Praia dos Artistas, nos anos 70 e 80 do século passado. A galeria será aberta ás 9h no Museu Café Filho e conta com poesias, pinturas, esculturas, desenhos e outros atrativos.
O momento musical no Sobradinho do museu será ás 17h30, com os artistas Mirabô Dantas, Diana Rafaelly, Laryssa Costa, Yrahn Barreto, entre outros. Da sacada central do Café Filho, os poetas declamarão seus versos.
Outra atividade programada é o Gogó da Memória, recital aos poetas mortos, que será realizada no Larguinho Vicente de Lemos, em frente ao Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte.
O Dia da Poesia é comemorado em Natal desde 1978, quando a Galeria do Povo foi montada no muro lateral da Catedral em construção. Na ocasião, foi feita panfletagem de poemas pelas ruas do centro da cidade. No ano seguinte, os poetas comemoraram a data com um passeio poético, que também será realizado este ano.
Fonte: G1RN