O segundo Centro de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19 em Natal começa a funcionar na próxima segunda-feira (27). A estrutura foi montada no Centro de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), no bairro de Nossa Senhora de Nazaré, na zona Oeste da capital potiguar. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o espaço é voltado para o atendimento a pessoas com febre, tosse e dor de cabeça, ou ainda com histórico de contato com pessoas com diagnóstico de coronavírus confirmado.
Assim como o instalado no ginásio Nélio Dias, na zona Norte, o novo Centro de Enfrentamento contará com atendimento médico, testagem Swab e acesso a tratamento com medicamentos, caso o médico prescreva. O funcionamento acontecerá de segunda a quinta-feira, das 8h às 16h, e às sextas-feiras, das 8h às 12h.
“De acordo com a mapa de calor epidemiológico de Natal, a zona Oeste é uma das áreas que possui uma concentração elevada de casos de coronavírus na capital potiguar. Por isso, decidimos abrir mais um Centro Covid-19 para melhor atender e tratar os moradores dessa região. Com esse tipo de ação na atenção básica, podemos observar que o fluxo de atendimento nas UPAs está caindo e queremos manter assim”, declarou George Antunes, secretário de Saúde de Natal.
O paciente deve levar CPF, Cartão SUS e comprovante de residência de Natal. Ao chegar ao Centro, é feita uma triagem com aferição de pressão, preenchimento de ficha e classificação de acordo com o quadro sugestivo de infecção do coronavírus. Na segunda fase, é realizada a consulta com um médico e definida a estratégia para tratamento diante do caso clínico apresentado.
“Definimos as zonas Norte e Oeste como locais estratégicos de acesso a esse serviço para todas as zonas da cidade. Como a zona Norte teve um número de casos expressivos positivados em nosso drive de testagem, iniciamos por lá. Agora, temos mais um ponto de apoio para tratamento precoce na zona Oeste, mas ambos podem atender munícipes de qualquer bairro de Natal”, observa Rayanne Araújo, secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde da SMS.
Fonte: G1RN