NATAL DE ONTEM – 

O título desta crônica é o mesmo de um blog criado pelo engenheiro Manoel de Oliveira Cavalcante Neto, meu colega de turma, em agosto de 2008. A página caiu no gosto do potiguar pelo livre acesso a quem nela desejasse relatar fatos ou postar fotografias do passado da cidade. Funcionou até 2015 obtendo milhares de visualizações. Ainda é uma importante fonte de consulta.

Pois bem, com o apoio desse blog procuro mostrar às novas gerações que, no passado, a nossa cidade foi um recanto bucólico, agradável, simpático, vanguardista e, pasmem!… Pacato. Isso mesmo, uma ilha de tranquilidade e segurança, onde um roubo era um acontecimento atípico e, um assassinato, uma ocorrência extraordinária, motivo de manchetes na mídia local durante semanas.

Em consulta à coluna “Coisas que não devemos esquecer”, do dito blog, pincei algumas lembranças marcantes que o natalense moderno jamais imaginou haver existido na sua cidade. Iniciemos com alguns dos bares, restaurantes e boates:

Cinema Nordeste, no Centro de Natal

Bar Dia e Noite, com o garçon Gasolina; Bar Oásis, ao lado do cinema Nordeste; o É Nosso, em Areia Preta; e A Palhoça, vizinha ao cine Rio Grande. Falar em diversão é lembrar também os cinemas Rex, Panorama, São Luiz e São Pedro.

Casas de lanches Ki Show e Confeitaria Mirim, na Rua João Pessoa; Granada Bar, na Av. Rio Branco; e, Kazarão, na Av. Campos Sales. Restaurantes de carnes de sol do Lira e do Marinho, e Galinha de Mãe, nas Rocas; Xique-xique, na Salgado Filho e Samburá no hotel de mesmo nome. Boates Libertè, Apple, Augustus, Club Set e a Royal Salute, esta última no finado Hotel dos Reis Magos.

Natal também possuiu cabarés tradicionais e caros como o de Maria Boa, os menos famosos como o Arpège e Ideal ou, ainda, para bolsos menos abastecidos os cabarés de Otávio, Inês, Rita Loura ou o Beco da Lama, o mais baixo dos meretrícios. Sim, tínhamos também a Transamazônica, na Praia do Forte, ao relento e gratuito, opção boa para os negativados.

Beco da Quarentena, o baixo meretrício

 

Ah! Existiram carnavais memoráveis nos clubes América, Aeroclube, ABC, Assen, e blocos de alegoria como o Jardim de Infância, Baculejo, Saca-Rolha, Puxa-Saco e Plebe, que tomavam de assalto casas de familiares e amigos, e faziam o corso na Avenida Deodoro num aperitivo para os bailes noturnos nos clubes da capital.

Convivíamos com tipos inesquecíveis como Rosa Negra, Velocidade, C… de Ouro, Maria Mula Manca, a embaixatriz Severina, Cambraia, Zé Menininho, Zé Areia, André da Rabeca, Lambretinha, Milton Siqueira, Zil, Restinho, Cícero Enfermeiro, Marimbondo e Dr. Choque.

Funcionaram casas comerciais pertencentes a famílias tradicionais da cidade, tais como a Casa Rubi, Casa Régio, Cantina Lettieri, A Formosa Síria, O Novo Continente, Lojas Setas, Casa Vesúvio, Casas Costa, Camisaria Brasil, Santos & Cia.  e Paula & Irmãos.

Impossível esquecer a Festa da Mocidade, na capital, e a Festa do Caju, na Redinha. O Chico Chopp na João Pessoa e os cafés Vencedor, Dois Irmãos e Maia. No Alecrim funcionou durante anos o Café Nice, para afeitos à boemia. Quem lembra a jangada na Praça da Jangada?

A jangada da Praça da Jangada

 

 

 

 

 

Tudo isso, meus jovens, bem antes de denominarem a nossa cidade de cidade “do Natal”. Quando ela era tão somente cidade “de Natal”, a Noiva do Sol.

José Narcelio Marques Sousa – Engenheiro civil e escritor – jnsousa29@gmail.com

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores
Ponto de Vista

Recent Posts

Natal completa 425 anos nesta quarta (25)

Natal comemora 425 anos de história nesta quarta-feira (25). O nome da cidade foi escolhido justamente pelo fato…

14 horas ago

Avião com mais de 60 pessoas cai no Cazaquistão

Um avião da Azerbaijan Airlines com 67 pessoas a bordo caiu perto da cidade de Aktau,…

14 horas ago

‘Rolezinho’ termina com 13 motocicletas apreendidas em Mossoró

Um "rolezinho" terminou com 13 motocicletas apreendidas pela Polícia Militar na madrugada desta quarta-feira (25), dia de…

14 horas ago

PRF prende no RN motorista com carro alugado que deveria ter sido devolvido em 2018

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu nesta quarta-feira (24) na cidade de Ceará-Mirim, na Grande Natal, um…

14 horas ago

Cães participam de ensaio fotográfico de formatura em Natal; veja imagens

Um hotel e creche de cães de Natal realizou um ensaio fotográfico de formatura com alguns…

14 horas ago

Mudanças climáticas e IA serão pautas do Brasil à frente do Brics

O Brasil assume a presidência do Brics em 1º de janeiro do ano que vem…

14 horas ago

This website uses cookies.