NATAL E SEU SANTUÁRIO –

Nos dias 12 e 13 deste mês de maio, cerca de 450 mil fiéis compareceram ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, deixando um forte apelo à paz mundial.

Nem o frio nem a ameaça de chuva os demoveram de participar das celebrações da Peregrinação Internacional Aniversária de Maio, na Cova da Iria. No dia 12, a procissão das velas contou com 250 mil pessoas. Na manhã do dia 13, a missa, o terço e a procissão do adeus contaram com mais 200 mil fiéis.

A esses números de presenças físicas, somaram-se outros milhares que, por todo o mundo, assistiram às transmissões online e pela televisão. O que mais impressionou aos clérigos foi a marcante participação de jovens nas celebrações.

Em rápida sinopse lembramos que o Santuário de Fátima foi erguido no local onde três pastorinhos brincavam, no dia 13 de maio de 1917, quando viram o clarão que antecedeu a primeira aparição da Virgem Maria. O início da construção da basílica data de 1928, tendo a sagração ocorrida em 7 de outubro de 1953.

O preambulo acima serviu para lembrarmos que, na nossa cidade do Natal, também existe um Santuário em construção dedicado a N. S. de Fátima, o qual ainda é desconhecido por muitos de nossos citadinos.

A Paróquia de Nossa Senhora de Fátima Natal, foi criada em 13 de agosto de 2005, pelo então arcebispo metropolitano Dom Matias Patrício de Macedo, tendo à frente o Pe. João Maria de Oliveira, que dedica todo o seu tempo à obtenção do objetivo de concluir as instalações do complexo, que inclui a capela de N. S. de Fátima, réplica da construída em Fátima, Portugal.

Tudo começou com o cumprimento de uma promessa do advogado, jornalista e escritor natalense, membro da Academia Brasileira de Letras, Murilo Melo Filho, feita à Virgem do Rosário de Fátima.

Em 2004, Murilo, manifestou ao então arcebispo metropolitano, Dom Heitor de Araújo Sales, o desejo de construir uma igreja. Um ano depois a obra estava construída. A Paróquia Santuário Nossa Senhora de Fátima, logo se transformou no local de acolhimento de fiéis e peregrinos em busca da proteção da Virgem Santa.

Tomei conhecimento da existência do Santuário, em Natal, quatro anos atrás, por intermédio do meu amigo radialista-empresário, Felinto Rodrigues, e me integrei à legião de fiéis que ajudam o Pe. João Maria no desenvolvimento da obra meritória, que ainda requer bastante trabalho, suor e, principalmente, doações para a conclusão.

Impressionaram-me as réplicas da Capela – prestes a concluir – e da imagem da Virgem de Fátima – doada ao Santuário -, tomada como modelo a concebida pelo santeiro português, José Ferreira Thedim, a partir de indicações do padre Formigão, o primeiro a interrogar os pastores sobre as aparições de Fátima.

O Santuário fica localizado na Rua da Garoupa, 01, Conj. Parque das Dunas IV, bairro Pajuçara, Zona Norte da capital, cuja rota mais próxima e rápida para lá chegar é pela ponte Newton Navarro. Vale a pena visitar o complexo ali instalado.

 

 

 

José Narcelio Marques Sousa – Engenheiro civil

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *