Crianças e adolescentes antenados com a tecnologia agora têm uma nova possibilidade de aprendizado em Natal. A capital potiguar é sede da primeira unidade da Escola de Tecnologia Open Planet, especializada no ensino de programação, robótica e desenvolvimento de games para crianças e adolescentes dos 4 aos 17 anos.
A escola possui uma metodologia que busca ampliar o raciocínio lógico, a capacidade de criação colaborativa e o pensamento crítico de uma forma lúdica, dinâmica e divertida. Venha nos fazer uma visita e conhecer o nosso espaço.
O empresário, especialista em jogos digitais e professor de programação, Glauber Galvão, explica que a Open Planet surge em um contexto no qual os jovens estão buscando, cada vez mais, aprender a programar.
“Tivemos um primeiro ciclo na década de 80, no qual as pessoas buscavam aprender programação, mas com linguagens bem mais difíceis que as atuais, o que gerava desmotivação e as levavam a desistirem dos cursos. Atualmente, temos linguagens mais fáceis de aprender e todo um aparato tecnológico, de ferramentas de engajamento que facilitam o aprendizado, como os games, por exemplo”, afirma.
Os cursos iniciais da Open Planet, Start e Block, são oferecidos, respectivamente, para crianças de 4 a 6 e de 7 a 9 anos. No primeiro, é utilizado a técnica de computação desplugada, na qual utiliza-se brincadeiras e atividades lúdicas para introduzir os conceitos de lógica básica, com jogos de tabuleiros, legos, dentre outras ferramentas, para que os pequenos comecem a compreender o universo da computação. Já no segundo curso, a criança começará a lidar com linguagens de programação efetivas, como o Scratch, desenvolvido pelo MIT, e o Blockly, desenvolvido pelo Google.
De acordo com o professor Glauber, a assimilação dessas duas ferramentas é o ponto de partida para a introdução do Python, uma linguagem de programação de altíssimo nível e que servirá de base para a trilha seguinte, a Teens Planet.
Para os alunos pertencentes à faixa etária entre 10 e 17 anos, a escola oferece os cursos Games e Robotics e Web e Mobile. Neles, os alunos irão trabalhar com frameworks no desenvolvimento de games em 2D, construção e programação de robôs, além de desenvolvimento de aplicativos. A trilha Teens Planet aborda conceitos de projeto de software, segurança e banco de dados.
O diretor executivo da Open Planet, Carlos Queiroz, enfatiza a necessidade da existência de espaços onde crianças e jovens possam fazer uso de ferramentas tecnológicas para abraçar suas potencialidades. “Somos uma escola essencialmente disruptiva. Nosso diferencial está em trabalhar aspectos como motricidade, lógica, criatividade, concentração, capacidade de raciocínio e resolução de problemas de uma forma lúdica e inovadora”, afirma.