Vacina XBB, contra a Covid-19, da empresa Moderna — Foto: Rodrigo Clemente/Prefeitura de Belo Horizonte

Natal começou a aplicar a nova vacina contra a Covid, que está atualizada para combater a subvariante XBB.1.5, da variante ômicron, que se tornou dominante no mundo.

Podem se vacinar contra a doença crianças menores de cinco anos de idade e públicos prioritários.

A vacinação começou a ser aplicada nos seguintes pontos em Natal:

  • Unidades Básicas de Saúde de Natal (UBS) – de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e de 13h às 15h;
  • Pontos extras dos shoppings Midway Mall e Partage Norte – de segunda a sexta, das 13h às 20h, e no sábado, das 15h às 20h

A vacina monovalente XBB, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, é a versão mais atualizada para combater as variantes da doença, tendo uma construção semelhante às versões bivalentes dos imunizantes.

Quem pode se vacinar

  • Crianças entre 6 meses e menores de 5 anos

 

Para as não vacinadas contra a Covid-19, o esquema será composto por duas doses da vacina monovalente XBB, com intervalo de quatro semanas entre as aplicações.

Para crianças que receberam uma dose da Pfizer Baby ou Coronavac, o esquema será completado com duas doses do novo imunizante, com intervalo entre quatro e oito semanas. As que receberam duas doses de alguma das vacinas, a terceira dose será aplicada com a monovalente XBB, com intervalo de oito semanas entre as aplicações.

E para as que completaram o esquema vacinal com três doses, devem receber uma dose de reforço após quatro meses da última aplicação.

  • Grupos Prioritários
  1. Trabalhadores de saúde;
  2. Gestantes e puérperas;
  3. Povos indígenas e ribeirinhos;
  4. Idosos com idade acima de 60;
  5. Idosos em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e trabalhadores dos serviços;
  6. Quilombolas;
  7. Pessoa com deficiências;
  8. Pessoas com comorbidades;
  9. Imunossuprimidos;
  10. População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;
  11. População de rua;

 

O público-alvo vacinado com alguma dose do imunizante bivalente deve receber uma dose anual da monovalente XBB, com intervalo de seis meses após a última dose contra a Covid-19.

Pessoas com idade acima de 60, gestante e puérperas devem receber duas doses anuais, respeitando o intervalo de seis meses entre as doses. Para pessoas imunocomprometidas deve seguir o calendário específico para esse grupo.

Pessoas que não pertencem ao grupo alvo, não vacinadas com nenhuma dose de Covid-19 podem receber dose única da vacina monovalente XBB para fins necessários, como viagens, empregos, estágios, etc.

Fonte: G1RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *