Natal, Mossoró e Parnamirim, as três maiores cidades do Rio Grande do Norte, suspenderamserviços básicos após a série de ataques violentos. Este é o terceiro dia de ataques, que se estendem por 34 cidades no estado.
Em Natal, a cidade está sem transporte público nesta quinta-feira. Os serviços foram suspensos após a nova onda de ataques. Na capital, desde a terça-feira (14) o atendimento em unidades básicas de saúde e a coleta seletiva havia sido suspensa.
Em Parnamirim, nesta quinta-feira a prefeitura suspendeu o transporte público, a coleta seletiva e também o atendimento médico em unidades de saúde. Já em Mossoró, a cidade está sem transporte público desde a terça-feira e a coleta seletiva acontece apenas sob escolta.
Veja os impactos em casa cidade:
Natal
Na capital, o transporte havia sido suspenso na quarta-feira (15), mas foi retomado horas depois com o início da operação da Força Nacional no Estado. No entanto, nesta manhã. após um ônibus ser incendiado na Zona Oeste de Natal o transporte foi suspenso sem previsão de retorno.
“Infelizmente é um caos vir para parada. Cheguei às seis e meia, já são quase oito horas e ainda estou esperando ônibus. E agora teve a notícia que queimaram mais um ônibus e eles estão sendo recolhidos”, disse o servidor público Shalme Pereira da Silva, que esperava o ônibus da linha 40.
Na rodoviária de Natal, várias linhas intermunicipais não estão operando nesta quinta-feira (16). A paralisação de viagens ocorreu após um microônibus da Jardinense, que faz a linha intermunicipal, ter sido queimado a caminho da garagem, na Zona Oeste de Natal.
Os serviços de saúde também foram suspensos pela prefeitura. Não haverá expediente nesta quinta-feira (16), nas Unidades Básicas de Saúde, Policlínicas e nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da capital.
Os pontos extras de vacinação do Midway Mall, Via Direta, Partage Norte Shopping e Parque das Dunas, também não funcionam nesta quinta-feira.
Os serviços da Rede de Urgência e Emergência (UPAS, maternidades, Unidade Mista de Mãe Luiza, Centro Odontológico Morton Mariz e os Hospitais) vão seguir atendendo.
Por falta de segurança, a coleta de lixo também foi suspensa nesta quinta.
Escolas privadas e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) cancelaram as aulas.
Mossoró
Na segunda maior cidade do estado, a coleta de lixo é realizada de forma parcial e apenas sob escolta da Guarda Civil Municipal.
O transporte público está suspenso desde terça-feira (14), dia dos primeiros ataques. Os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) também estão paralisados por falta de segurança, segundo a Prefeitura.
“O cenário é atualizado e avaliado a todo momento pela gestão e ações estratégicas de segurança estão em andamento 24h com total atenção”, diz a Prefeitura.
Parnamirim
Em Parnamirim, as Unidades Básicas de Saúde estão fechadas nesta quinta-feira. O atendimento médico é feiro na UPA, na Maternidade Divino Amor e no Hospital Márcio Marinho. As Unidades Básicas de Saúde estão fechadas.
O transporte público e a coleta de lixo também foram suspensos nesta quinta-feira. Não há previsão de retorno.
A prefeitura também anunciou o cancelamento das aulas nesta quinta-feira (16) em toda a rede municipal.
Ataques
Os ataques no Rio Grande do Norte acontecem desde a noite de segunda-feira (16). De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, a ação é mobilizada por uma facção criminosa, liderada de dentro do presídio, em protesto contra a política de administração penitenciária no estado.
Os ataques já atingem mais de 30 cidades. Desde a quarta-feira (15) o governo federal anunciou reforço na segurança com a presença de 200 agentes da Força Nacional. Esta quinta-feira (16) é o terceiro dia de ataques.
Nesta manhã, um ônibus foi atacado por criminosos no bairro Guarapes, na Zona Oeste de Natal. Os bandidos abordaram motorista e passageiro da linha 599, determinaram que ele saíssem e atearam fogo no veículo. As chamas também atingiram fiações elétricas.
No bairros das Rocas, Zona Leste de Natal, seis suspeitos foram presos pela Polícia Militar após tentarem realizar um saque a um supermercado localizado na rua São João de Deus, por volta da meia-noite.
Em Natal, os criminosos também atacaram um galpão da Urbana – companhia de coleta de lixo – no bairro Alecrim, que recebe pneus para reciclagem. Segundo testemunhas, o ataque aconteceu por volta das 23h. Até a manhã desta quinta-feira (16) havia chamas no local.
Ainda na capital potiguar, por volta das 23h, criminosos atacaram um posto de combustíveis na avenida Tomaz Landim, no bairro Igapó, na Zona Norte de Natal.
Segundo funcionários, seis criminosos mandaram os trabalhadores se afastarem, atiraram contra as câmeras de segurança e atearam fogo contra bombas de combustíveis.
Dois veículos foram queimados no município de São Paulo do Potengi e carros do município de João Câmara foram destruídos também em incêndios.
Em Macau, o prédio das marisqueiras foi incendiado e tiros foram disparados em frente à delegacia da cidade. Em Caicó, tiros foram disparados contra a Câmara Municipal e houve incêndio de ônibus e uma empilhadeira.
Em Mossoró, no Oeste potiguar, a Polícia Militar informou que criminosos atiraram e atearam fogo em uma base desativada da corporação, na madrugada. O corpo de bombeiros foi acionado e conseguiu apagar as chamas.
Em Florânia, um ônibus escolar foi incendiando e um suspeito foi preso e conduzido a delegacia.
Em Coronel Ezequiel, vários veículos do município, entre eles três ônibus escolares, foram incendiados na madrugada. Segundo a prefeitura, também foram destruídos tratores, retroescavadeiras, caçambas, entre outros equipamentos.
Desde a terça-feira (15) até às 6h30 desta quinta-feira (16), a polícia prendeu 57 suspeitos e apreendeu 15 armas, 46 artefatos explosivos e 10 galões com combustíveis. Os ataques já foram registrados em 34 cidades.
Fonte: G1RN