A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu 2.081 testes rápidos do Ministério da Saúde que vão ser usados a partir da próxima segunda-feira (27) em quatro unidades de saúde de Natal. Os profissionais da saúde e da segurança pública que apresentem sintomas são o público alvo desses testes. Além deles, pessoas com diagnóstico de síndrome gripal que residam nos domicílios desses dois grupos.
O resultado desse teste rápido sai em 15 minutos. A escolha do público alvo, segundo a SMS, é para que os profissionais possam retomar às atividades essenciais. Além disso, visa uma forma mais precisa de dar continuidade às medidas de isolamento, acompanhamento e intervenção com maior precisão.
“Esses testes são importantes para que a gente possa ter maior controle da situação epidemiológica aqui na cidade. Além de conseguir determinar com mais precisão o quantitativo de pessoas infectadas no município através da notificação, nossas equipes de saúde vão conseguir orientar o que a pessoa deve fazer em caso de desfecho positivo ou negativo para Covid-19”, falou a médica Laís Crisanto, do Departamento de Atenção Básica (DAB) da SMS.
A secretaria recomenda também que, ao identificar síndrome gripal, caracterizada por febre, acompanhada de tosse ou dor de garganta, coriza ou dificuldade respiratória, os profissionais entrem em contato através dos telefones 99665-7002 ou 98117-8325 de segunda a sexta, das 8h às 20h.
De acordo com a pastar, fluxo de atendimento determina o paciente aguardar 72 horas após o desaparecimento dos sintomas para melhorar a precisão.
Unidades com testes rápidos
- USF Santarém – Av. Rio Doce,12. Conjunto Santarém;
- USF Nazaré – R. Rubens Mariz, 447. N. Sra de Nazaré;
- Centro de Saúde de Candelária – R. Nossa Senhora da Candelária, 3402. Candelária;
- Policlínica Zeca Passos – Praça Augusto Severo, S/N. Ribeira.
Fonte: G1RN