Natal vai começar a vacinar pessoas de 19 anos de idade contra a Covid nesta terça-feira (17).
Os jovens a partir dess idade podem se vacinar em uma das 35 Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou em um dos cinco pontos de drive: Sesi, Nélio Dias, Via Direta, Palácio dos Esportes e Arena das Dunas – apenas o último não conta com sala para pedestres.
É necessário levar documento de identidade, comprovante de residência e cartão de vacinação, caso tenha. A Secretaria de Saúde recomenda também que se faça o cadastro na plataforma RN+ Vacina.
Todos os endereços, horário de funcionamento, tempo da fila nos drive e dúvidas podem ser acessados através do site Vacina Natal.
Acima dos 18 anos
A prefeitura de Natal acredita que nesta semana a capital potiguar encerre a aplicação da primeira dose em todo o público adulto (acima dos 18 anos), completando assim a fase atual do Plano Nacional de Imunização. O Rio Grande do Norte pretende iniciar a vacinação de adolescentes já em setembro.
O município também reforça a necessidade de todos tomarem a segunda dose. Atualmente, o estado tem mais de 50 mil pessoas com a segunda dose atrasada e Natal é com o maior público: 16 mil.
“Tão importante como a primeira dose é a segunda, só assim nos sentiremos protegidos. A estrutura está pronta, são mais de 40 pontos de vacinação, então eu peço: vão se vacinar”, alertou o secretário de Saúde, George Antunes.
Segunda dose: quem deve tomar
As doses são aplicadas nas 35 UBS e nos cinco drives – apenas a Arena das Dunas não aplica a segunda dose da Pfizer.
Para receber a vacina basta estar com cartão de vacinação, documento com foto, comprovante de residência do município e dentro do prazo para a aplicação da D2.
Oxford/AstraZeneca
- Pode receber a D2 quem recebeu a primeira dose até 25 de maio, ou 85 dias.
CoronaVac
- Pode receber a D2 quem completou 28 dias da primeira dose.
Pfizer
- Pode receber a D2 quem recebeu a primeira dose até 21 de maio.
Fonte: G1RN