Dezenas de natalenses dormiram sobre papelões e cadeiras em uma fila que começou a se formar ainda na manhã de quinta-feira (20) em frente ao Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Igapó, na Zona Norte de Natal.

A população procura atendimento no local para fazer o cadastramento ou atualizar informações no Cadastro Único, por meio do qual podem ter acesso a serviços e programas sociais como o Auxílio Brasil.

A dona de casa Ana Souza, de 65 anos, foi a primeira pessoa a chegar ao local passou mais de 24 horas na fila, para garantir o atendimento.

“A gente precisa fazer o cadastro e não tem outra forma, tem que vir dormir. Cheguei aqui com a minha filha às 6h30 de ontem, não dormi nada. Só estou aqui porque preciso”, disse.

A Guarda Municipal chegou a ser acionada durante a madrugada desta sexta-feira (20) para conter uma briga e permaneceu no local até a manhã. Testemunhas disseram que pessoas que chegaram mais cedo na fila venderam o lugar para outras, que só chegaram nesta sexta (21).

O agendamento para atendimento no Cras só ocorre por telefone, ao longo da semana, ou de forma presencial, na sexta-feira, com distribuição de 150 fichas.

Porém, os usuários reclamam que as ligações não são atendidas e, por isso, preferem enfrentar a fila. Pela manhã, algumas das pessoas que passaram a noite no local constataram que não conseguiriam atendimento porque já havia mais de 150 pessoas.

Procurada, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semtas) disse que são distribuídas 150 fichas, porque essa é a estrutura disponível na unidade e não tem como ampliar o atendimento no momento.

Fonte: G1RN

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