O Navio Oceanográfico Antares, da Marinha do Brasil, vai abrir para visitação pública neste domingo (30), das 14h às 17h, no Terminal Marítimo de Passageiros de Natal. O terminal fica no bairro da Ribeira, na Zona Leste da cidade. A entrada é franca.
A atracação na capital potiguar está na programação da Comissão Barra Norte, que em apoio ao Centro de Hidrografia da Marinha tem a missão de coletar dados na Barra Norte do Rio Amazonas, no estado do Amapá, a fim de contribuir com os estudos para determinação dos fatores de correção de maré da área.
O Antares foi construído na Noruega, adquirido na Inglaterra e incorporado à Armada Brasileira em 6 de junho de 1988. Na Marinha brasileira, sua missão é realizar levantamentos oceanográficos e hidrográficos nas áreas marítima e de navegação interior que interessam ao país.
Os levantamentos realizados pelo “Antares” visam contribuir para o apoio à aplicação do Poder Naval e à segurança da navegação, bem como a execução de projetos nacionais de pesquisas em águas jurisdicionais brasileiras e dos resultantes de compromissos internacionais.
Características do navio
- Comprimento: 55 metros
- Boca: 10,45 metros
- Calado: 5,5 metros
- Deslocamento: 1.248 toneladas com plena carga
- Velocidade máxima: 10 nós
- Acomodações para pesquisadores: 8 vagas
- Tripulação: 64 militares (9 oficiais e 55 praças)
Serviço
- Local: Terminal Marítimo de Passageiros de Natal
- Data: 30/06/2019
- Horário: 14h às 17h
- Entrada: Gratuita
Recomendações: Devido às características e limitações do local (banheiros e bebedouros) e peculiaridades do Navio (como existência de escadas para acesso aos compartimentos), recomendamos que sejam evitadas, na visitação, crianças abaixo de 5 anos e pessoas com dificuldades de locomoção.
Fonte: G1RN