Nigel Farage, ex-líder do partido antieuropeu Ukip e grande promotor do Brexit, anunciou na quinta-feira (20) que não se apresentará às próximas eleições legislativas antecipadas de 8 de junho no Reino Unido.
Em seu programa político diário na emissora LBC, Farage, de 53 anos, alegou que preferia defender o Brexit em Estrasburgo como deputado europeu do que no Parlamento de Westminster, onde nunca foi eleito.
O cofundador do Ukip se apresentou sete vezes às legislativas.
“Quero pressionar o máximo no Parlamento europeu (…) Por isso, não vou me apresentar nessas eleições legislativas”, declarou à rádio LBC, acrescentando que apoiaria “totalmente” o líder do partido, Paul Nuttall.
Nigel Farage foi o líder do Ukip até julho passado, poucos dias depois do referendo de 23 de junho, no qual 52% dos britânicos se pronunciaram a favor do Brexit.
Ganhador das eleições europeias em 2014, o Ukip não teria mais de 7% das intenções de voto, segundo a última pesquisa YouGov, publicada nesta quinta. Nas legislativas de 2015, chegou a ser a terceira força política do país, com 13% dos votos.
As eleições legislativas de 8 de junho foram convocadas pela primeira-ministra conservadora Theresa May, que busca reforçar sua maioria parlamentar de olho nas negociações do Brexit.
Fonte: France Presse