AS NORDESTINAS, grupo musical de formação feminina, vêm, há seis anos, cumprindo, rigorosamente, o caminho do resgate à nossa cultura, mantendo na sua veia principal, a característica da valorização das composições de nossos poetas nordestinos onde o grupo já possui três CDs e um DVD gravados, e um novo DVD a ser gravado por ocasião do show no Teatro Riachuelo a ser realizado no próximo dia 08 de Maio.
Um bom exemplo desse trabalho de resgate são as suas apresentações, que consistem em figurinos bem elaborados com os temas nordestinos, além de um repertório bem selecionado, dos gêneros nordestinos mais conhecidos, como o Xote, Côco, Xaxado e o Baião, e que resultou, por exemplo, na época, o grupo ter sido agraciado em 2009 (no primeiro ano de sua formação) com o premio HANGAR de música, no estado do Rio Grande do Norte, e também pelo fato do grupo ter sido convidado a representar o Brasil no The 8TH China International Folk Art Festival que ocorreu na China, no ano de 2010.
O novo Projeto do grupo está sendo concebido com o objetivo de através do seu mais recente trabalho divulgar e de sempre valorizar a veia poética e a boa música dos compositores nordestinos, em particular os potiguares. Nesse sentido, convidamos para integrar este projeto de lançamento do mais novo trabalho de AS NORDESTINAS, alguns de nossos mais próximos compositores.
Carlos Zens e Amazan, são os artistas que emprestam seu talento nesse trabalho, cantando em conjunto com as NORDESTINAS músicas de suas autorias, dando um brilho maior a esse resgate. A participação das composições de Elino Julião e Veneranda, mais uma vez enriquecem o repertório neste novo CD, que possui também o recheio de canções de outros compositores nordestinos, não menos importantes, como Geraldinho Lins, Flávio Leandro, assim como os já consagrados, Luiz Gonzaga,Dominguinhos e Sivuca.
Para abrilhantar ainda mais o seu novo trabalho, AS NORDESTINAS também convidou músicos de primeira grandeza para acompanhá-las na gravação deste novo CD e no show de seu lançamento. A partir da produção, que foi capitaneada por Zé Hilton do Acordeon, juntou-se a esse time, Jubileu Filho, nos instrumentos de corda (Guitarra, Viola, Violão e Cavaquinho), Serginho Preto, no contrabaixo e, Rogério na bateria, sem deixar de voltar a mencionar, a participação de Carlos Zens, na flauta transversa.
O Projeto traz ainda no bojo de seu objetivo específico, o alcance da música em sua forma lúdica no sentido de atingir a médio e longo prazo, crianças, jovens e adultos, deixando-os mais aptos para vida e para construção de uma realidade social e cultural permanentes, podendo ainda propiciar a realização de oficinas de arte nas escolas através da poesia, música e da dança.
É prestigiar e conferir.
Fernando Jorge – Empresário