NOSSAS VERDADES –
Mexendo nas minhas gavetas, vi esta crônica escrita em março de 2010, vejam, faz dez anos e o besteirol e ignorância no nosso povo continua. Nessa época de tremenda angustia, o dinheiro do povo (não existe dinheiro público) foi queimado estupidamente para construir Arenas de futebol, quantos hospitais poderiam ser construídos, quanta burrice nossa, fizemos festas, carnaval em Ponta Negra, e agora estamos meditando sobre os nossos erros, espero que depois desta pandemia, tenhamos mais juízo. Transcrevo abaixo a crônica escrita em 10/03/2010.
Ah! Minha eterna burrice
É muito ruim para um homem, chegar à maturidade curtindo uma enorme ignorância, como eu estou curtinho na minha. Você sente por esvair todo esforço feito para que atingisse certo grau de conhecimento. Mas infelizmente observo que tem gente com inteligência e grau de conhecimento bem mais elevado que o meu, que nada sei, porque não sei de nada. Tentei, fiz algumas descobertas que achei ser importante para a humanidade. Descobri ser a morte congênita e hereditária, descobri que o casamento é o grande mal da nossa sociedade, pois 100% dos casos de divórcios, (observem bem, 100%) são de pessoas casadas. Descobri também que Adão e Eva não tinham umbigo, pois eles nunca tiveram mãe.
Pois bem, depois dessas descobertas fantásticas quando pensei que ia estar no vértice da pirâmide dos grandes descobridores, ouço uma explicação e demonstração do nosso presidente Lula dando uma aula de geografia e falando sobre terremoto. Disse ele que a terra era redonda, daí o Brasil não ter terremoto, pois se a terra fosse quadrada ou retangular a história seria outra. Bela descoberta.
Lendo O Jornal de Hoje vi uma declaração dessas mentes iluminadas do Comitê Gestor da Copa 2014 dizendo que as obras de engenharia civil, iriam fazer Natal avançar duzentos anos em quatro anos. Eu não entendi o que este cidadão quis dizer por vários motivos.
Eu, Moacyr Gomes, Jussier Santos, José Adécio e várias outras pessoas, não entendemos e não concordamos com a derrubada do Machadão. Derrubar o que está servindo ao nosso já acabado futebol, deixando os clubes sem um estádio para jogar, tanto no campeonato estadual como na série B, vai acabar de acabar, o nosso futebol, mas as mentes iluminadas não enxergam isto. Além de ser um patrimônio publico, o povo não foi consultado.
Depois na minha santa burrice, penso (se é que tenho direito de pensar) que as obras já anunciadas vão melhorar em muito o nosso sistema viário, isto é real, mas…, não vão melhorar a saúde, educação, segurança, empregos permanentes? Vão gerar empregos provisórios na construção civil, turismo etc. Só “solamente”, daí não entender estes duzentos anos, pois quando a copa acabar as mesmas mazelas vão continuar.
Enquanto isto o pessoal da Semob anuncia “grandes mudanças no transito” como entregas de cartões para estacionamento de idosos e deficientes físicos, os prédios comerciais novos vão ter que ter lugares para estacionamento dos clientes e colocação de placas. Para melhorar o trânsito de Natal, na minha total ignorância diante destes mestres, acho que precisamos urgentemente de criar e alargar ruas, eliminar semáforos (como os da Av. Roberto Freire e Bernardo Vieira), tornar algumas ruas e avenidas mão única (Hermes da Fonseca, Salgado Filho, BR101, Jaguarari, Prudente de Morais, Olinto Meira, Interventor Mário Câmara, Mário Negócio, prolongando algumas até a BR 101 já no município de Parnamirim.
Como não entendo, deixa pra lá. “Tudo que existe ao redor do buraco é beira”, dizia o grande filósofo grego, nascido em Macau, Antonius Brenchu e faz de conta que não escrevi isto.
Publicado 18/03/2010
Guga Coelho Leal – Engenheiro e escritor, membro do IHGRN