NOVAMENTE, O NATAL – 

 Mais um ano se passou e eis, novamente, o Natal. O processo natalino se repete em toda plenitude motivando diferentes reações no âmago das pessoas. Erra quem imaginar ver despertadas apenas a fraternidade e a solidariedade em cada indivíduo. Para alguns, o Dia da Natividade causa mais comoção do que o Dia de Finados.

A tristeza, o estresse e a depressão somam-se ao agravamento de doenças nessa época do ano. O Natal evoca lembranças da infância que não voltarão jamais e traz a memória fatos passados que deixaram amargas recordações. Faz pensar no que construímos ao longo do ano e nas frustrações decorrentes dos insucessos.

No período das festividades de final de ano é quando resolvemos analisar os relacionamentos familiares. Verificar se continuam estáveis ou em deterioração, ou se deles somente restaram mágoas. A proximidade do fim de cada ano aumenta a expectativa em torno da recuperação de afetos perdidos e da concretização de expectativas que se arrastaram ao longo dele.

A tristeza decorre também de pessoas que colocam muitas esperanças no ano seguinte acreditando que tudo será diferente. Isso acarreta um aumento de ansiedade contribuindo para a época ficar mais tensa para muitos.

O Natal evoca sentimentos relacionados à nossa história e nos reporta ao tempo em que esperávamos o Natal e o Ano Novo para receber presentes e confraternizar com pessoas queridas. Porém, tudo se torna mais difícil quando aflora a lembrança dos entes estimados ausentes ou falecidos.

Aí não tem como deixar de sentir saudade. Sem dúvida, grande parcela da tristeza do Natal é alimentada pelas recordações de pessoas amadas que partiram de vez. O Natal é o momento que melhor traduz esse sentimento de perda.

Basta lançar um olhar sobre as mesas com a culinária da época, admirar os enfeites da árvore e observar os pacotes com presentes para lembrar os natais de antigamente. Explode, então, a vontade de resgatar o tempo em que a casa ficava repleta de familiares, com as crianças ainda pequenas e a vida sendo tocada com leveza e simplicidade sem lembranças amargas nem receio do futuro.

A recordação comedida é salutar, afinal, são as lembranças que unem as famílias. Porém, trocar momentos bons do presente por recordações amargas do passado é querer transformar o Natal-Alegria no Natal-Finados. É o desejo velado de vivenciar o Natal com pensamentos voltados para as perdas e não para os ganhos.

Tamanha preocupação faz esquecer o encanto e a alegria das crianças com o Papai Noel e o deslumbramento da festa. A satisfação de estar na presença de entes queridos é embotada pela insistente lembrança de mortos estimados.

Não podemos esquecer que o Natal é nascimento e um tributo à infância e às mães. Mas, não se restringe a isso. Não é apenas um momentâneo espasmo de generosidade e de bondade. Não é somente a ocasião para uma oração rápida, uma palavra bonita, para comidas, bebidas, animação e alegria.

O verdadeiro espírito do Natal está em valorizar o Presépio e festejar a chegada do Filho de Deus mandado para perdoar as falhas dos homens mostrando-lhes o caminho da salvação. O Natal é uma exaltação ao perdão, a piedade, ao amor e a fé na nossa crença. Imbuídos dessa verdade, certamente, teremos um Feliz Natal!

José Narcelio Marques Sousa – Engenheiro civil e escritor – jnsousa29@gmail.com

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores
Ponto de Vista

Recent Posts

Natal completa 425 anos nesta quarta (25)

Natal comemora 425 anos de história nesta quarta-feira (25). O nome da cidade foi escolhido justamente pelo fato…

14 horas ago

Avião com mais de 60 pessoas cai no Cazaquistão

Um avião da Azerbaijan Airlines com 67 pessoas a bordo caiu perto da cidade de Aktau,…

14 horas ago

‘Rolezinho’ termina com 13 motocicletas apreendidas em Mossoró

Um "rolezinho" terminou com 13 motocicletas apreendidas pela Polícia Militar na madrugada desta quarta-feira (25), dia de…

14 horas ago

PRF prende no RN motorista com carro alugado que deveria ter sido devolvido em 2018

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu nesta quarta-feira (24) na cidade de Ceará-Mirim, na Grande Natal, um…

14 horas ago

Cães participam de ensaio fotográfico de formatura em Natal; veja imagens

Um hotel e creche de cães de Natal realizou um ensaio fotográfico de formatura com alguns…

14 horas ago

Mudanças climáticas e IA serão pautas do Brasil à frente do Brics

O Brasil assume a presidência do Brics em 1º de janeiro do ano que vem…

15 horas ago

This website uses cookies.