Durante este mês, estarão disponíveis aos homens da capital potiguar ações para redução da morbidade e mortalidade masculina, com o enfrentamento aos fatores de risco, a promoção à alimentação saudável, o incentivo à prática de atividades físicas regulares e o estímulo de práticas de autocuidado.
“O Novembro Azul é um movimento que tem como foco inicial a importância do diagnóstico do câncer de próstata, porém a campanha foi se expandindo para discutir questões como o autocuidado e o cuidado integral à saúde do homem. Por isso estamos incentivando que esse homem procure os serviços de saúde do município e cuide da sua saúde, não só durante novembro, mas sim durante todo o ano”, disse o secretário municipal de saúde, George Antunes.
Homens se cuidam menos
No Brasil, 33,9% da população masculina com idade entre 20 e 59 anos não está cadastrada nos serviços de Atenção Primária à Saúde, segundo dados do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB). Isso significa que os homens fazem menor uso desses serviços e realizam menos consultas médicas por ano.
“Geralmente quando este homem procura atendimento médico é em situação de urgência, doença ou agravo, o que pode causar maior sofrimento não só para o usuário, quanto para os seus familiares, além de diminuir as chances de cura ou tratamento, dependendo da enfermidade. Então nossa intenção é incentivar para que ele frequente a unidade, faça exames periódicos, se cuide e cuide de si, e consequentemente das pessoas ao seu redor”, reforçou Ana Paula Magalhães, responsável técnica pelo núcleo de saúde do homem da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal.
Fonte: G1RN