NOVO DICIONÁRIO BRASILEIRO: OSSOS E ACIDENTES ÓSSEOS HUMANOS –
Nasce mais um dicionário no Brasil – o primeiro em sua classificação –, batizado na pia batismal da medicina como: DICIONÁRIO ÓSSEO – Ossos e Acidentes Ósseos Humanos, dedicado aos alunos brasileiros, que percorrem os estudos de Hipócrates e seus discípulos.
Obra gigantesca do médico brasileiro Ailson Guedes da Silva e do scholar Gregory Gentili, seu companheiro de estudos, que receberam do genial artista plástico Nival Mendes ilustrações dos ossos humanos, em crayon, a enriquecê-la.
Esta compilação dicionarizada tem o condão, a feitio de uma práxis mnemônica, de proporcionar aos futuros médicos brasileiros uma seletiva facilitação na fixação da nomenclatura óssea, originada em raízes gregas e latinas, vinculada com sua historicidade criativa, a gerar uma nômina imensa.
A memorização de termos médicos, quando a massa discente inicia seu processo educativo nas faculdades de medicina do Brasil, é questão vital durante o aprendizado.
Todavia, quando os alunos tem ciência dos tálamos nominais das palavras, seus étimos, suas origens, suas procedências, então exsurge a plenitude da gnose etimológica a brotar em seus cérebros, de forma inesquecível.
Os céus da memória, ainda hoje, em seu universo neuronal, é algo incognoscível.
O dicionário em comento, afirmo sem receio de errar, será um companheiro inseparável de seu detentor, durante os seus estudos iniciais.
José Saramago, Prêmio Nobel de Literatura, a propósito, foi lapidar:
“A História é tão pródiga, tão generosa, que não só nos dá excelenteslições sobre a actualidade de certos acontecidos outrora como também nos lega, para governo nosso, umas quantas palavras, umas quantas frases que, por esta ou aquela razão,viriam a ganhar raízes na memória dos povos.”
Os livros são os ferramentais do conhecimento humano!
José Carlos Gentilli – Membro correspondente nacional da Academia Brasileira de Filologia