O número de mortos na Espanha por Covid-19 pode ser quase 60% maior que o número oficial de 28.432, de acordo com uma investigação do jornal “El Pais” publicada nesse domingo (26).
O número oficial de mortes no país inclui apenas pessoas que foram formalmente diagnosticadas com o novo coronavírus, e não casos suspeitos que nunca foram testados.
A falta de testes generalizados, particularmente nos estágios iniciais do surto, significa que a contagem oficial pode subestimar o número de contaminados pelo coronavírus, como acontece em muitos outros países.
Contando estatísticas regionais de todas as mortes suspeitas e confirmadas pelo vírus, o jornal “El Pais” alcançou um total de 44.868 mortes. Se os números estiverem corretos, isso tornaria o surto da Espanha o segundo mais mortífero da Europa, depois do britânico.
O Ministério da Saúde da Espanha não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
A cifra de “El Pais” está alinhada com as do Centro Nacional de Epidemiologia e do Centro Nacional de Estatística (INE), que registram excesso de mortalidade comparando as mortes em todo o país com as médias históricas.
Em junho, o INE registrou 43.945 mortes a mais nas primeiras 21 semanas de 2020 do que no mesmo período de 2019, embora não seja possível dizer quantas podem ser atribuídas à pandemia.
Fonte: Reuters