O número de multas aumentou após a instalação do sistema de fiscalização eletrônica nas rodoviais estaduais, segundo o Departamento de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN). Os números cresceram, segundo o órgão, nas avenidas Engenheiro Roberto Freire, principalmente, e João Medeiros Filho.
Os dados do setor de estatística do Detran apontam que na Avenida Engenheiro Roberto Freire (RN-063), na Zona Sul, o número de autuações subiu de 320, em janeiro, para 7.025 em fevereiro – um crescimento de 2.095% . Em março, em dados computados até o dia 15, foram somadas 250 autuações.
Já na Avenida João Medeiros Filho (RN-302), na Zona Norte, foram registradas 2.951 autuações em dezembro, 3.507 em janeiro e 4.553 em fevereiro. O aumento neste período foi de 54%. Até o dia 15, o mês de março registrou 237 autuações.
As multas são captadas por radares de controle de velocidade e os sistemas de monitoramento contra avanço no sinal vermelho.
Um dos principais motivos de multa é ultrapassar o sinal vermelho, o que ocorre muitas vezes entre 23h e 5h. O fato é proibido nas vias estaduais, mas é permitido em ruas e avenidas de Natal desde 2018 por conta de uma lei municipal.
Recentemente, a Rota do Sol, Avenida Omar O’Grady, Avenida Engenheiro Roberto Freire, Via Costeira e Avenida João Medeiros Filho receberam novos equipamentos de monitoramento, que começaram a funcionar entre o fim do ano passado e o início deste ano. Todas são rodovias estaduais.
Recentemente, o setor de estatísticas do Detran informou que o número de acidentes diminuiu após a instalação dos radares nessas avenidas de Natal e da Região Metropolitana.
Fonte: G1RN