Ao observar a paisagem no fim da tarde de quinta-feira (30), o fotógrafo Roberto Lemos se deparou com o fenômeno conhecido como ‘nuvem iridicente’. Veja fotos no decorrer da reportagem.

O registro foi feito em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, por volta das 18h. Nas imagens é possível ver uma região colorida na nuvem, lembrando um arco-íris.

Conforme o coordenador do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) Marco Antonio Jusevicius, as “nuvens coloridas” ocorrem em situações especiais de incidência da luz solar em nuvens tipo cirrus, que têm como características serem fibrosas, altas, brancas e finas.

Basicamente o fenômeno ocorre quando a luz solar incide neste tipo de nuvem composta de cristais de gelo e água e se transforma nas cores vistas pelo fotógrafo.

Jusevicius explicou ainda que não existem característica climática específica para ocorrer e que o fenômeno óptico costuma depender de ângulos específicos de observação do sol, ou seja, nem todas as pessoas que observaram o fim de tarde em Foz do Iguaçu, viram o colorido na nuvem.

“Comum não é, é uma situação muito específica da incidência da luz solar em nuvens tipo cirrus. Foi um momento desses que o observador captou. Não tem nenhum significado especial para a meteorologia, além do belo espetáculo que proporciona”, afirmou o especialista.

Fonte: G1RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *