O AMOR E O EGOÍSMO –
“O amor é movimento de dentro para fora. O egoísmo é o movimento de fora para dentro.” Escuto este ensinamento numa homilia e ele bate em minha mente constantemente, como um martelo em obras.
Nunca havia refletido sobre isso! O amor e seus movimentos através de nós… Desejamos o amor, sonhamos com o amor, pregamos o amor, mas… Que amor é esse que queremos? Aquele que nos faz bem, acalma nossa alma, nos remove da solidão? Pensamos em nós mesmos constantemente.
Porém, o amor é mais que isso! Ele nos faz sofrer, tira-nos da zona de conforto e nos faz pensar mais na felicidade do outro que na nossa. Deveria ser assim…
O amor começa como um ato egoísta, realmente. Ele nos faz bem, nos permite sonhar, nos torna pessoas melhores. Mais uma vez pensamos no EU, EU, EU… Entretanto, ao amadurecer, transforma-se no verdadeiro amor! O OUTRO, O OUTRO, O OUTRO…
Primeiro pensamos em nós para depois pensar no outro e quando o amor se torna amor, pensamos no outro e deixamos a nós mesmos de lado. Assim, o egoísmo se vai…
Em um mundo onde nos dizem “pense primeiro em você”, eles nos dizem também “precisamos amar”! Será isso compreensível?
Acho (só acho) que ainda não conseguimos compreender o significado deste sentimento. Só sabemos que sonhamos com ele o tempo todo, num ato egoísta de procura da felicidade…
Bárbara Seabra – Cirurgiã-dentista e Escritora