O CORDEL “SER TÃO FLORIDO”: CONTANDO HISTÓRIAS DE PACIENTES ONCOLÓGICOS –

O Cordel, um gênero literário marcado por sua simplicidade, tem como objetivo trazer relatos sobre eventos históricos, artísticos, políticos e folclóricos, onde ganham destaque em versos destituídos de formalidade, para alcançar uma linguagem apropriada de interação com o povo, sobre assuntos importantes e diversos. A literatura impressa em folhetos ou panfletos, ganha esse nome pelo fato de ser vendida em feiras e praças, penduradas em cordéis. Promovendo, portanto, conhecimento popular da cultura do nordeste brasileiro.

Para restabelecer o contato do aluno em tratamento oncológico, com elementos populares de grande relevância para formação cultural e resgate da história de vida e contexto em que está inserido. A equipe pedagógica da classe hospitalar/domiciliar da Casa Durval Paiva, traz a literatura de cordel como um recurso pedagógico que vem para lançar desafios; ajudar a desenvolver o senso crítico; a capacidade de oratória; e a organização de ideias. Durante o acompanhamento pedagógico na classe.

Trabalhado de forma interdisciplinar entre a oficina de Musicalização, como atividades do projeto “Sertão Florido”, executado com recursos do Instituto Neoenergia e apoio da Fundação José Augusto, por meio da Lei de Incentivo à Cultura: Câmara Cascudo. O Cordel, veio como uma produção textual, onde através de versos, métricas e rimas, os alunos construíram sob a orientação da professora Gessyka, o “Cordel Ser Tão Florido”, em virtude de resgatar fatos da sua vida que não devem se perder no tempo e merecem ficar registrado. Ao falar de suas histórias de vida, cada aluno teve a oportunidade de se conectar com emoções e desempenhar um papel diferente, percebendo sua existência e valorizando sua história de vida e contexto familiar.

O Cordel “Ser tão Florido” produzido pelos pacientes assistidos pela Casa Durval Paiva, e estudantes do espaço educacional da instituição, foi lançado em uma tarde de autógrafos, que aconteceu na IV Mostra Cultural da CDP. Momento esse, que fez com que os autores se sentissem parte importante do processo de construção do gênero textual.

Aplicar o cordel em contexto de classe hospitalar/domiciliar, além dos conteúdos extracurriculares, é possível trabalhar também o gênero literário como abordagens dos conteúdos curriculares, ampliando o conhecimento de mundo, o repertório cultural e a criatividade textual, aplicando-o nas disciplinas de português, história, geografia e ciências, para o desenvolvimento e assimilação de conteúdo.

Assim, em virtude de minimizar as perdas educacionais ocasionadas pelo afastamento da escola, em função do tratamento oncológico, o Setor Educacional da Instituição busca incentivar o estudante, a interagir com os recursos pedagógicos e oficinas disponíveis na rotina de atividades, sendo essas, algumas estratégias que vem para resgatar um pouco da sua história de vida antes e durante o tratamento, buscando resultar em bem-estar e motivação, bem como a retomada da vida escolar, a fim de mostrar a importância da educação e acesso ao conhecimento, mesmo durante o período de adoecimento.

 

 

 

 

Sandra Fernandes da Costa – Coordenadora Pedagógica da Casa Durval Paiva

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