O OITAVO PECADO CAPITAL –

A ingratidão é o mais antigo e o pior dos pecados capitais.

Num encontro de psiquiatras do Nordeste, fiz uma palestra a convite de um amigo. De início, resolvi provocar os ilustres doutores da alma sobre a psiquiatria. Disse que todos eles eram freudianos.

Para diminuir o meu entusiasmo, Câmara Cascudo repreendeu-me dizendo: Freud não fez mais que transpor para a ciência o que era arte em Shakespeare.

Continuei a brincar com as palavras: Freud, que identificou o Complexo de Édipo, perdeu a oportunidade de registrar outro complexo, o Adâmico, ou seja, a criatura voltar-se contra o próprio criador. Deus fez Adão e Eva e para a morada deles, o Paraíso. A mãe de todos os viventes preferiu seguir o conselho de uma cobra à recomendação divina.

Ao “criar” uma pessoa, ao ajudá-la desinteressadamente, não será surpresa se ela se voltar contra o seu benfeitor. E só há uma vacina para o futuro: avisar que será por ele traído.

Na verdade, a ingratidão dói muito a quem pratica o benefício, bem mais do que os outros Pecados Capitais. A inveja fere apenas o invejoso. A ira é potencial, se não transformada em ação faz mal somente ao iracundo.

Outros vícios de conduta são decorrentes da imoderação. A gula faz comer demasiadamente; a luxúria decorre do descontrolado desejo sexual; a avareza, do excessivo apego aos bens materiais. Tudo é vaidade, ensina o Eclesiastes.

Não pode amar os outros quem não ama a si mesmo. Autoestima é essencial ao bem viver. Todavia, quando é exagerado, o amor próprio torna-se soberba.

O preguiçoso é um ofensor da responsabilidade social. Não deveria nem comer. “Quem não trabalha, que não coma”, orienta São Paulo.

O Pão Nosso de Cada Dia deve ser apenas o suficiente. Satisfazer o desejo de comer ou beber demais torna-se pecado.

O avarento não se lembra de que nasceu nu e nada levará para a outra vida. É uma figura caricata que a qualificação popular reconhece. É identificado como sovina, pão duro, amarrado, unha de fome, mão de vaca etc.

A luxúria, pecado da carne, quando partilhada é orgia.

O primeiro fratricídio ocorreu pela inveja de Caim.

Lúcifer foi um anjo soberbo e invejoso do ser supremo.

O oitavo pecado capital, a ingratidão, está levando a humanidade à perda do princípio humanístico.

 

 

 

 

 

Diogenes da Cunha Lima – Advogado, Poeta e Presidente da Academia de Letras do RN

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *