O PODER E O PERIGO DA SUGESTÃO – 

A peça de Shakespeare (The Tragedie of Julius Caesar), a tragédia do assassinato de Júlio César, é uma obra replicada de várias formas, teatrais, filmes(interpretados por Marlon Brando e Charlton Heston),livros e citações as mais variadas. O texto retrata o assassinato a facadas de Júlio César em pleno Senado Romano por uma conspiração de Brutus (Marco Júnio Bruto) e Cássius, impedindo um possível golpe de César para nomear-se Rei de Roma. César foi barbaramente esfaqueado por vários membros do senado, principalmente por Brutus seu protegido, que o atingiu fatalmente. Diante dessa inesperada agressão, César questiona, “Até tu, Brutus”. César morreu nas escadarias do Senado e a população apoiou o ato, pois a argumentação do possível golpe contaminou o povo, sendo na verdade uma conspiração e traição de Brutus e Cássius.

Marco Antônio estando presente sem poder impedir a morte de seu chefe, sendo um membro importante do seu exército e fiel subordinado se prontificou a fazer o discurso fúnebre com um viés de pacificação dos ânimos. O clima estava favorável aos conspiradores assassinos, então, Marco Antônio inicia condenando César e enaltecendo Brutus como sendo um homem honrado.

“Amigos romanos, ouçam-me. Eu vim para enterrar César e não para exaltá-lo. O mal que os homens fazem sobrevive depois deles, o bem é quase sempre enterrado com seus ossos. Assim seja com César.  O nobre Brutus disse-vos que César era ambicioso. Se isso é verdade, foi uma falta grave e César respondeu gravemente por ela. Brutus é um homem honrado e todos são homens honrados. César era meu amigo, leal e justo comigo. Mas Brutus disse que ele era ambicioso e Brutus é um homem honrado. Vocês sabem que eu ofereci a César a coroa real por três vezes e por três vezes ele recusou. Seria isso a ambição? Mas Brutus disse que ele era ambicioso e sem dúvida alguma Brutus é um homem honrado. Falo não para desaprovar o que Brutus disse. Mas estou aqui para falar o que sei. Todos vocês o adoravam e não era sem motivo. Que motivo vos impede então de chorar por ele agora?”

Marco Antônio consegue reverter o quadro do momento, de uma imagem anti-César para a recuperação positiva, deixando para o povo a decisão interpretativa. O César odiado passa a ser o César, amado. Marco Antônio lê o testamento que César havia deixado, doando muitas terras ao povo de Roma. “Assim era César, continua Marco Antônio, quando virá outro assim?” O povo responde, nunca, nunca. Queimaremos seu corpo num lugar sagrado! Com tições levaremos o fogo à casa dos traidores, disse a multidão que se acumulava em torno do cadáver. O povo compareceu em massa na enorme pira funerária, jogando madeira, móveis e roupas para aumentar as chamas e o fogo terminou danificando o Fórum Romano. O povo enfurecido atacou as casas de Brutus e Cássius, tendo que fugirem para a Macedônia, iniciando uma guerra civil. Para revidá-los Marco Antônio aliou-se a Otaviano, sobrinho e herdeiro de César derrotando os assassinos de César e seus simpatizantes, tornando-se os governantes de Roma.

Esse é apenas um de muitos exemplos que servem para exemplificar o poder da sugestão.

Napoleon Hill, enfatiza o valor da sugestão na influência da mente humana, como um dos princípios mais sutis e poderosos da psicologia onde a ciência provou, que pelo uso destrutivo desse princípio, a vida pode realmente ser modificada. A hipnose funciona pelo princípio da sugestão concedida pelo hipnotizado. É necessário a neutralização da mente consciente e colocar na mente subconsciente do indivíduo as sugestões desejadas. A mente subconsciente faz o que é dito e atua sobre as impressões sensoriais que recebe pelos sentidos. Sobre essa influência o indivíduo atinge um estado de credulidade anormal, não podendo coordenar ou controlar a sua mente. A estratégia fundamental para induzir uma sugestão é ganhar a confiança de quem deseja influenciar. É o que fez Marco Antônio, neutralizou a mente da plateia para conseguir reverter o quadro, ondo o povo antes contra César o transformou num herói, atacando os seus assassinos. As informações que chegam ao subconsciente são registradas e agrupadas. Ao serem estimuladas à mente consciente, lembra e resgata todas elas. Ao despertar um sentimento de dúvida, traz à tona todas as experiências geradoras do passado. Um sentimento de coragem não pode ser mobilizado, enquanto não for desfeito o sentimento de medo impregnado.

Para repassar uma ideia na mente de uma pessoa é fundamental que ela sinta que foi a responsável por sua criação.

Esse é o poder da força e o perigo da sugestão.

 

 

 

 

 

 

Maciel Matias – Médico mastologista, [email protected]

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *