O POVO E OS POLÍTICOS –
Gosto do passado, por isso leio muito o que escreve o meu amigo Antonio Ferreira que fala de coisas alegres passadas em sua vida.
Continuo fazendo minhas viagens pelo interior. Gosto de conversar com o povo, para mim é gratificante, pois tenho muito que aprender. Sou igual à diretoria do meu querido América, vivendo e aprendendo. Fui á Serra Caiada, lá me encontro com um amigo, colega do Atheneu. Vendo-me foi dizendo
– Guga velho de guerra que procuras por estas bandas?
Dei um grande abraço em Francisco Gomes de Lima, conhecido nas rodas estudantis como Chico Priquita, devido as suas proezas (que ele contava) sexuais. Barba grande, chinelão, mas bem vestido, fomos tomar umas cervejas na bodega de Pezinho, um bar de esquina, quatro portas e bem frequentado. Chegando lá o papo começa.
– Olha Guga, leio e gosto do que você escreve. Li no Jornal de Hoje, aquele que sai pela manhã, que o deputado Zé Dias declarou: “O povo perdeu a capacidade de Indignação”. Claro, senão não teríamos os políticos que temos, começa daí. Ora Guga, você já tinha escrito isto em vários artigos. O que eu acho estranho, é que o deputado foi descobrir isto agora, depois que passou a ser oposição, porque antes, quando era do lado dos governos ele nunca falou isto Você como não é político falou e fala em qualquer época.
-Amigo Chico, você me conhece derna que Jesus Cristo sentou praça na polícia. Eu não sou apolítico, mas, acho que a subserviência é um grave defeito de caráter, por isto sempre procuro dizer a verdade, sem medo. Concordo, o deputado fala porque é oposição, mas noventa e nove por cento dos políticos só criticam os governos quando estão na oposição.
– É Guga, embora o deputado esteja escrevendo certo com linhas tortas, ele está com a razão. O povo estar sem alento, parado, vendo a banda passar, vive em uma paz podre. A classe política desacreditada, e para completar, os escândalos na Justiça.
– Aí é que mora o perigo amigo Chico, mas confio na Justiça, acho que os homens de bem que nela atuam, tem condições morais de reverter à situação. Quanto à política acho mais difícil, porque é um jogo de perde e ganha, os interesses são mais profundos, envolvem quase todos.
– Aliás, Guga, meu pai já dizia que; político é o indivíduo que pensa uma coisa, diz outra e faz o contrário. Afastei-me da política e digo muito lá em casa “Em baile de cobra, sapo não dança. ” Aconselho muitos meus filhos para não se meterem com política.
– Amigo, afinal estamos no Brasil. Você conhece aquela do Obama e o Lula?
– Não!
Obama e Lula morrem em um atentado terrorista e vão para o inferno. Ao chegar lá…
Obama: Capeta, posso fazer uma ligação aos Estados Unidos para saber como vão as coisas? Capeta: Sim.
Obama, em sua ligação: Blá, blá, blá. – Demora apenas dois minutos.
Capeta: Vou cobrar oito bilhões de dólares pela ligação.
Lula: Também posso ligar ao Brasil para saber como andam as coisas? Capeta: Sim.
Lula: Blá, blá, blá, blá, blá,. – Demora quatro horas na ligação..
Capeta: Vou te cobrar dois reais.
Obama – Ora, por que você cobrou oito bilhões de dólares para mim sendo que eu só fiquei dois minutos e você cobra dois reais sendo que ele ficou quatro horas.
Capeta: É que ele ligou ao Brasil e ligação local é mais barato
Este é o nosso país amigo. Vamos rezar para que pelo menos, vire um purgatório.
Guga Coelho Leal – Engenheiro e escritor, membro do IHGRN