O PROBLEMA DA LEITURA –

É impressionante como a cada dia se lê menos. Não quero aqui culpar a informática, os meios visuais de comunicação, ou seja lá o que for. Também não é uma questão de achismo, é uma constatação.
Entendo que a obrigação de qualquer estudante universitário é ler pelo menos um jornal diário, uma revista semanal e um livro mensal. Isso é o mínimo dos mínimos. Sem falar na necessidade de se assistir, pela televisão, um noticiário local e um nacional.

Posso afirmar, com convicção, que apenas uma pequena faixa de jovens universitários agem dessa maneira. Aliás, o hábito deveria ser estimulado no primeiro grau, tornar-se espontâneo no segundo e ser uma necessidade intrínseca no terceiro.

O aluno hoje estuda, quando o faz, para passar na prova, para matar uma disciplina. Pouco se lhe dá o aspecto cultural, informativo, para, a partir daí, formar uma opinião, criar uma linha de raciocínio fundamentada, ter uma base sólida de argumentação.

Quer fazer um teste? Num momento de folga, de bate-papo informal com jovens da sua convivência, seus próprios filhos e os amigos deles, comece perguntando assuntos bem atuais, tipo:

–         Quem é o atual prefeito de Natal?
–         Quem é o atual governador do estado do Rio Grande do Norte?
–         Quem é o vice-presidente do Brasil?
–         Qual é o valor da CPMF?
–         Qual o motivo do atual conflito entre judeus e palestinos?
–         Quem é o vice-presidente dos Estados Unidos? E o nome completo do presidente?

Obviamente que você será tachado de estar cobrando cultura inútil, que esse tipo de conhecimento não serve nem leva a nada. Respire fundo, mantenha a paciência e parta para assuntos considerados obrigatórios e que, em tempo atual, ou recente, foi objeto de estudo desses jovens.

–         Qual a diferença entre insipiente e incipiente? Vultoso e vultuoso? Preeminente e proeminente? Sessão, seção e cessão? Conserto e concerto? Passo e paço? Frisa e freezer? Caçar e cassar?
–         Qual a terceira lei de Newton? Qual a fórmula para se calcular uma equação de terceiro grau? Qual o valor de pi?
–         Qual a diferença entre latitude e longitude? Paralelos e meridianos? Explique os fusos horários. Qual a

diferença entre sotavento e barlavento?
–         Como foi a guerra dos cem anos e quanto tempo durou? O que foram as guerras púnicas? E a guerra de Peloponeso? Está muito longe? O que motivou a primeira guerra mundial, qual o seu período e como terminou? Idem com a segunda guerra mundial.

–         Quais são as datas e os acontecimentos que dividem a história em Antiguidade, Idade Média, Moderna e Contemporânea?

–         Trace um paralelo entre Eça de Queiroz e Machado de Assis…

Não se espante se, ao final dessas singelas perguntas, a metade já tiver se retirado e a outra metade conversar em paralelo sobre o big brother ou a casa dos artistas. É uma pena…

 

 

Armando Negreiros – Médico e Escritor
As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

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