O QUE ESTAMOS FAZENDO COM NOSSAS CRIANÇAS? –
Fomos ao São João do nosso condomínio. Festa de família, virou tradição. Os filhos não gostam. Não gostam de São João! Como pode?
Eu amo olhar as pessoas vestidas a caráter, sentar ouvindo o trio nordestino tocando o forró de pé de serra enquanto como um pedaço de milho cozido.
E assim fizemos esse ano…
Alguma coisa parecia diferente.
O xadrez costumeiro das roupas pulava uma geração. Os idosos e crianças usavam, enquanto os demais vestiam couro. Couro em demasia. Muitas botas, saias e vestidos.
A maquiagem com pintinhas nas bochechas que antes eram tão tradicionais foram substituídas por maquiagens feitas em salões de beleza. Olhos bem marcados e esfumaçados, bocas bem delineadas, uso de iluminadores e afins. E não vi um bigode de lápis nas boquinhas dos meninos!
Enfim, após algum tempo, subo pensativa carregando o arranjo de mesa. Ao chegar à cozinha, abro o mesmo e me animo com as paçoquinhas e pés de moleque, quando vejo uma caixinha de estalinhos. Pego a caixa animadamente e a abro. NÃO TINHA SERRAGEM! Só os estalinhos. Já separados. Prontos para serem usados. Sem precisar sentar no chão, espalhar aquela sujeira toda, separar um por um, descobrir que o último nem era o último mesmo e abrir um sorrisão no rosto com mais um barulho no sapato do adulto mais próximo.
As crianças não terão mais isso…
O que estamos fazendo com essas crianças?
Bárbara Seabra – Cirurgiã-dentista, Autora de “O diário de uma gordinha” e Escritora