O QUE SE VÊ NO MUNDO EXTERIOR É O QUE SE TEM INTERIORMENTE –
“De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês? Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês? Vocês cobiçam coisas, e não as têm; matam e invejam, mas não conseguem obter o que desejam. Vocês vivem a lutar e a fazer guerras. Não têm, porque não pedem. Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres.”
Neste trecho da carta de Tiago, tem-se a revelação dos verdadeiros motivos do sofrimento por que pode passar um povo. Tudo que se vê em volta é reflexo do que se tem por dentro. Isto não é retórica, mas uma verdade constatada por todo aquele que pode enxergar os efeitos das eternas leis espirituais . Quer ter paz? cultive a paz dentro de si; quer ter saúde? viva de forma saudável desde o mais profundo do seu ser e em harmonia; quer ser feliz? deseje a felicidade do seu semelhante de todo o seu coração. Fazendo assim, a desarmonia desaparecerá, a saúde aflorará, e a felicidade se fará presente na alegria sincera estampada no seu próprio rosto e nos rostos de todos em sua volta.
As contendas não cessarão enquanto não cessar as divisões dentro de nós; as doenças continuarão a existir enquanto o nosso interior estiver contaminado pelo ódio, pelo rancor, pela raiva, pela inveja, pela maldade; as lutas fratricidas, a tristeza e a depressão não cessarão enquanto o amor não florescer em nossos corações. Ninguém pode ser feliz sozinho – já dizia o poeta. Não se deve querer o bem só para si – pois isso é contra as leis divinas. A harmonia procede de uma lei universal, de Deus. Quem age contra essa lei colhe os resultados nefasto da sua desobediência, pois age contra o bem-estar de todos. Deus é amor, e importa que todos que O ama, O amem em espírito e em verdade.
Deus nos criou para sermos felizes. Portanto, a felicidade é da nossa essência. Tudo que contribui para a felicidade uns dos outros está em harmonia com os desígnios de Deus. O contrário disso causa sofrimento, pois procede da imperfeição, do ego humano, e, portanto, deve ser extirpado de nós.
Assim, a melhor oração é buscar a paz interior, é cultivar o bem dentro de si, é buscar a sua própria perfeição, é se capacitar para melhor servir ao próximo, é amar e agradecer a Deus por tudo, é projetar, mentalmente, uma vida melhor para todos. Amém!
Arca da Sagrada Aliança – Movimento Cristão