O TUPI NA GEOGRAFIA DO NORDESTE –
Quase todo o litoral do Nordeste e boa parte do Sudeste brasileiros foram, antes do nosso descobrimento e por muito tempo depois, territórios da grande nação indígena Tupi-Guarani. Procurar o significado desses nomes é tarefa tão agradável quanto surpreendente pela sonoridade e beleza que cada palavra contém.
No Rio Grande do Norte, a influência começa nas denominações de municípios do estado. Acari vem de guaraci que é nome de macaco e de planta; por uma corruptela fonética é o nome dado, por muitos, ao peixe cascudo. Assu vem de assu, que significa grande. Angicos é originário de anjyca, que é uma acácia. Apodi, apotyr, é terra florida. Arez vem de aré, vagaroso. Caiçara, caá-yssá, significa cerca de ramos.
Caicó, caia-có, é roça da queimada. Canguaretama, güer-etama, é região das ossadas. Caraúbas vem de carayba, nome de planta. Guamaré, guamá-r-y, é rio do guama, o peixe-coelho. Ipanguaçu, upa-guaçu, é uma lagoa grande. Ipueira vem de y-pueira, um rio estreito. Itajá vem de tajá, raiz da tajoava, planta de folhas comestíveis. Itaú vem de itá-y, rio das pedras. Jaçanã é um pássaro pequeno.
Jandaíra é nome de abelha ou jandai-eíra, mel de jandaia. Janduís vem de nhandu-Í, nome de aranha, mas, existe a versão que o nome homenageia a tribo nhanduí, originária da região. Japi é uma ave e Jucurutu é uma espécie de coruja. Macaíba vem de macayba, nome de palmeira. Maxaranguape, vem de massará e guá, enseada dos massarás (armadilha de peixes). Mossoró de mo-soroca, erosão.
Paraná, em Tupi, é parente de mar. Paraú, vem de para-una, rio negro. Parnamirim, de paraná-meri, rio pequeno; e, Patu é um neologismo tupi com influência portuguesa que significa pato. Taipu, it-upu, é uma fonte de pedra. Tangará é nome de pássaro. Tibau vem de t’yba-y, rio das frutas. Timbaúba é planta leguminosa. Umarizal é também uma planta, e vem de umari. Upanema, upa-nema, significa lagoa fedorenta.
Ceará-Mirim é uma referência ao rio que banha a cidade, porém o topônimo que originou o nome da cidade vem de carri ce-ará, onde ce significa classe superior e ará, homem. A cidade de Cerro Corá traduz homenagem a batalha de Cerro Corá, no Paraguai, onde morreu Francisco Solano Lopes, presidente do país. Corá vem do neologismo guarani corá, cujo significado é curral. Itaretama, hoje Lajes, vem de itá-e-tama, região das pedras.
A influência do idioma Tupi é presente, também, nas denominações de rios, lagoas, aldeias e praias. Araraí, vem de arara-y, rio das araras. Caraú, de acara-u, comedouro de acarás (peixe). Igapó significa mata inundada. Jacumã é o leme da canoa. Japí é uma ave que imita o canto de outros pássaros. Jenipabu vem de jenypab-u, rio do jenipapo (fruta).
Jundiaí vem de jundiá-y, rio do bagre. Papari, de upa-pari, barragem ou pesqueiro da lagoa. Pirangi vem de pira-y, rio das piranhas. Tabatinga, de tabatinga, aldeia onde as casas são caiadas. Trairi, de tarair-y, rio das traíras.
O vocábulo potiguar, que identifica os norte-rio-grandenses se origina de poti-guara cuja tradução é comedor de camarões.
José Narcelio Marques Sousa – Engenheiro e Escritor
Excelente contribuição para o conhecimento do significado de expressões e palavras, as quais frequentemente nos deparamos e, por vezes, nos perguntamos a que se referem.
Obrigado, Carlos Alberto, pelo comentário elogioso. Servir-me-a de incentivo para publicações futuras.