Ponte de Igapó no início da interdição — Foto: Pedro Trindade/Inter TV Cabugi

A obra na Ponte de Igapó chegou a 35% de conclusão após nove meses do início da operação, segundo informou o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Rio Grande do Norte, Getúlio Batista.

Iniciada em setembro de 2023, a obra causou desde o início interdições na pista, o que têm afetado o trânsito na região, já que o fluxo passou a ser feito em apenas um dos lados da via. O trecho é um dos principais acessos à Zona Norte de Natal.

De acordo com o superintendente do Dnit, a perspectiva é de que a obra seja concluída até o início do próximo ano. Segundo ele, a obra está dentro do cronograma. O prazo incial previsto pelo Dnit era de que a interdição duraria 18 meses.

O superintendente informou que no mês de julho a obra passa a ser executada do outro lado da ponte.

“Nós temos hoje 104 funcionários, são mais de 20 frentes do serviço. Muitas vezes as pessoas passam e dizem: ‘só tem cinco, seis operários’. Mas o problema da ponte é na estrutura, é embaixo”, explicou Getúlio Batista.

A Ponte de Igapó tem 600 metros de extensão e nunca passou por uma reparação desde a construção de cada lado – em 1970 e 1985. Segundo o superintendente do Dnit, num grau de 0 a 5 de risco, sendo o número mais alto o mais seguro e o mais baixo o mais frágil, a ponte apresentava risco 3, o que exigiu a obra.

“Quando eu cheguei, caiu pra grau de risco 2. Se chegasse em grau de risco 1, era preciso interditar a ponte. E outra, o DNIT ia ter que fazer [obra] emergencial”, explicou Geraldo, que disse que já havia um projeto para início da obra aprovado em 2021 e que a empresa que executa a obra é a contratada naquele período.

O diretor executivo nacional do Dnit, Carlos Barros, explicou que uma das dificuldades da operação é o lugar onde alocar os equipamentos das obras quando chove, o que impede a execução em parte do serviço.

“Os equipamentos ficam acima da ponte. São equipamentos elétricos para poder fazer a o jateamento, a questão da recuperação dos elementos estruturais, e esse elemento precisa ser paralisado a cada vez que existe a ocorrência de chuvas, por ser um equipamento que pode envolver um risco a segurança dos trabalhadores”, explicou.

O custo da obra na Ponte de Igapó é de R$ 20 milhões, segundo informou o Dnit no início da operação.

A ponte de Igapó vem passando por várias interdições desde o início das obras de requalificação da Avenida Felizardo Moura – que dá acesso à ponte – em setembro de 2022.

Pontos da obra

No início da obra, o Dnit informou que:

  • serão restauradas e reforçadas estacas, bolos e pilares;
  • serão substituídos aparelhos de apoio;
  • serão demolidos elementos deteriorados;
  • serão reforçadas as vigas;
  • serão substituídos drenos e juntas estruturais;
  • serão recuperadas barreiras dos refúgios da ponte ferroviária e dos passeios de pedestres e guarda-copos;
  • será substituído o revestimento asfáltico da ponte.

 

 

Fonte: G1RN

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