As obras de restauração da Fortaleza dos Reis Magos atingiram 84% de conclusão. A previsão é que a reforma do equipamento histórico seja entregue no fim de agosto. Segundo o governo do Rio Grande do Norte, atualmente, falta apenas a instalação de dois cabos de energia que farão a ligação da rede elétrica da edificação.
A obra recebeu o investimento de R$ 4,7 milhões por meio do Governo Cidadão, Secretaria Estadual de Turismo (Setur) e Fundação José Augusto (FJA), via recursos do empréstimo junto ao Banco Mundial.
O governo restaurou estruturas essenciais – piso, teto e acessibilidade, com a colocação de corrimãos nas escadarias e readequação das salas de exposição e lojas de souvenires -, além da readequação da passarela de acesso.
De acordo com o governo, a construtora responsável pela obra solicitou aditivo de prazo devido à dificuldade – desencadeada pela pandemia – de encontrar no mercado o tipo de cabo específico para a finalização da rede elétrica. O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN), que acompanha a obra, concedeu mais três meses para a sua conclusão.
“Estamos na fase de conclusão desta obra que é o marco inicial da fundação da cidade, que é a memória histórica de Natal e do Rio Grande do Norte”, disse a governadora Fátima Bezerra, que visitou a obra nesta segunda-feira (14).
Tombado em 1949, o Forte dos Reis Magos esteve sob administração da Fundação José Augusto até 2013, quando passou para as mãos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A última obra de recuperação da fortaleza foi realizada há mais de 15 anos.
Em maio de 2017, o equipamento retornou à gestão do governo com uma cessão inicial de 20 anos. A condição em que o prédio foi entregue obrigou o início do processo de restauração.
Fonte: G1RN