Casas desabaram parcialmente em encosta perto de lagoa de captação em Natal. — Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi
Casas desabaram parcialmente em encosta perto de lagoa de captação em Natal. — Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi

A Defesa Civil de Natal confirmou que oito casas foram interditadas após um desabamento em uma encosta no conjunto Pirangi, no bairro Neópolis, Zona Sul de Natal, na manhã dessa segunda-feira (21).

No local, após o desabamento, a unidade de defesa municipal informou que havia interditado seis imóveis, aqueles que as partes de trás das casas desabaram junto com um muro, mas o número subiu após vistorias na área.

O caso aconteceu por volta das 6h30, na Rua Marcassita. A área fica no entorno da lagoa Ouro Preto. A Prefeitura de Natal confirmou que 20 pessoas estão desabrigadas.

Em contato com a reportagem da Inter TV Cabugi, a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) informou que foi oferecido abrigo aos moradores das residências, mas todos decidiram se abrigar em casas de familiares.

Ainda segundo a Semtas, as famílias atingidas serão beneficiadas pelo aluguel social e receberão cestas básicas.

Risco conhecido

A Defesa Civil de Natal já havia identificado risco de desmoronamento em um muro de contenção que desabou junto com as partes de trás de seis casas, na manhã desta segunda-feira (21) em Natal.

Segundo a coordenadora da Defesa Civil de Natal, Fernanda Jucá, o muro de contenção ficava no entorno da lagoa de captação Ouro Preto, localizada atrás das casas. A lagoa tem cerca de 15 anos, segundo ela.

Ao longo dos últimos anos, os moradores da região já tinham chamado as equipes do município ao local e os técnicos identificaram riscos. Ainda de acordo com ela, nas análises feitas há mais de um ano, não havia risco iminente de desmoronamento.

De acordo com Fernanda Jucá, após o problema ter sido analisado, inicialmente, os moradores foram orientados a informar piora do quadro no local e também a não colocarem sobrecarga nas áreas de trás dos imóveis. Ainda de acordo com ela, árvores como coqueiro e um grande pé de algodão foram encontrados na manhã desta segunda-feira (21).

Fonte: G1RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *