O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) recebe inscrições para quem deseja ser voluntário durante a Olimpíada do Conhecimento 2014, a maior competição de educação profissional das Américas. O evento, que será realizado no Expominas, em Belo Horizonte, entre 3 e 6 de setembro, espera a visita de 300 mil pessoas. O trabalho dos voluntários, que começará em 28 de agosto e se encerrará em 7 de setembro, incluirá visitas guiadas, recepção das comitivas e atuação no restaurante do evento.
Para se inscrever, é preciso ter mais de 18 anos, morar na região metropolitana da capital mineira e ter disponibilidade de horário para o trabalho. Os voluntários receberão transporte, alimentação, uniforme e certificado de participação.
Essa é a primeira vez que o Sistema Indústria convoca voluntários para a competição, que está em sua 8ª edição. A experiência vai funcionar como um teste para a versão internacional do torneio, a WorldSkills, que será realizada pela primeira vez no Brasil, em 2015, na cidade de São Paulo. “O Brasil está começando com essa cultura agora. O trabalho voluntário já é realidade, e muito bem sucedida, em vários eventos pelo mundo. É um exercício de cidadania”, conta a coordenadora do programa de voluntários para a Olimpíada do Conhecimento, Janaína Mascarenhas.
Nas últimas edições da competição internacional (2013, na Alemanha, e 2011, na Inglaterra), a participação de voluntários foi um sucesso. O objetivo da iniciativa é envolver outras instituições de ensino no evento, despertar e incentivar a comunidade para os valores e vantagens da formação profissional.
Os voluntários devem ser comunicativos, ter disposição, iniciativa, bom humor e, de preferência, estudarem em escolas e universidades públicas e particulares. As inscrições podem ser feitas até 9 de junho pela internet e a divulgação dos selecionados, no dia 25 do mesmo mês. O treinamento será realizado em agosto.
As inscrições podem ser feitas no Portal da Indústria, no link: