Douglas Azevedo
O Sucesso no mundo dos negócios é sempre aliado a liberdade financeira. Os empresários, profissionais liberais, executivos de alta performance, gestores profissionais que atuam com grande poder de resiliência, são pessoas que também têm finais de semana. A Universidade de Standford, americana, realizou estudos sobre o que eles fazem nos finais de semana.
Estas pessoas e profissionais em sua maioria se recusam a trabalhar nos finais se semana. Quando a carga horária passa de 50 horas, revela o estudo da Universidade de Standford, a produtividade em níveis de qualidade, despenca para baixo de forma bastante clara e fica fora dos percentuais pró-ativos aceitáveis.
Vários costumes, maneiras e até hábitos foram vistos como comuns entre essas pessoas e profissionais bem sucedidos. Três destacamos, a seguir:
Desconectar-se – Esses profissionais trabalham com muita qualidade, e quando há qualidade não há re-trabalho, daí estes profissionais se desconectarem totalmente de suas atividades nos fins de semana e dias tipo feriados regionais ou nacionais. Assim desligados fica muito mais fácil recarregar as energias para o enfrentamento dos desafios na semana que chega.
Este desligamento inclui a não consulta a e-mails; o evitar recepções que os utilize e os envolvam ou os devolvam aos negócios; o não atender ligações de celulares, exceção as estritamente necessárias; e o não atender ligações que possam esperar pela chegada da semana que já se aproxima.
Com isso essas pessoas e profissionais, em virtude de visível sobra de tempo, passam a ter um grande aproveitamento nas manhãs dos finais de semana, evitando assim terceirizar coisas e pessoas.
Reflexão – Este é um dos indicadores de maior peso nessas pessoas. Dias da semana período de progresso no seu negócio, período de mais aprendizagem pessoal. Finais de semana período de moldagem do seu negócio, sua pessoa e seu emprego. Usar o tempo também para ler, escrever, pintar, contato pessoal com a família, nadar e exercícios físicos, evitando sempre os que usam contatos corporais.
Preparando a semana que chega – O final de semana dessas pessoas e desses profissionais, foi simplesmente fantástico. Com o descanso programado, foram eles mesmos que eliminaram o estresse, dedicando-se à família. E como são pessoas e profissionais de Sucesso, com certeza disponibilizaram entre 30 minutos e uma hora para planejamento.
Parabéns aos que fazem assim. Agora, é começar mais uma semana.
“Quando há planejamento, há futuro. Quando não há planejamento, há destino.”
Ao “Sucesso” !!!
Douglas Azevedo – Economista CORECON 1122 19a. Região – e-mail: [email protected]