Fernando Jorge
Pois é.
Acostumamos-nos a chamar conhecidos, colegas e amigos, de amigos. Para mim um erro. Pois amigo é muito mais do que ser conhecido ou colega.
O dicionário entre outras definições indica que Conhecido é alguém que conhecemos, pessoa famosa ou não, e Colega é uma pessoa que pertence a uma repartição, colégio ou qualquer outra corporação a qual também frequentamos.
Amigo, é uma pessoa com quem possuímos uma amizade. Simples assim? Não é não!
É sim, uma pessoa pela qual sentimos, além da amizade, uma grande confiança. Assim, acredito que cada um de nós, levando em consideração estas definições, ao final, seleciona somente aqueles que são verdadeiramente, AMIGOS.
Nessa relação de confiança existem, portanto, muitos ingredientes.
Vemos ao longo do tempo muitos exemplos de verdadeiros amigos. Roberto e Erasmo se eternizaram como AMIGOS e até música existe para demonstrar essa verdadeira amizade, que perdura até hoje. Nota-se que está acima até dos interesses comerciais que os cercam.
Pode um irmão ser considerado sempre um amigo? Nem sempre!
Às vezes nós temos uma relação de amizade muito maior com uma pessoa que não é da família. Assim, grau de parentesco não é garantia de amizade.
Eu mesmo tenho amigos, poucos, pois consigo separar bem a perfeita distinção entre conhecidos, colegas e amigos. Assim, aqueles meus amigos, de fato, sabem desta distinção e assim também valorizam por sua vez a nossa amizade.
Pode um conhecido ou colega virar um amigo? Claro que pode! É até mais fácil pelo grau de proximidade que existe no dia a dia.
No dia em que se comemorou o DIA DO AMIGO aproveitei para refletir se eu não consegui amealhar mais amigos ao longo do último ano. Foi muito bom fazer essa reflexão, pois o saldo foi realmente positivo.
E você, consegue fazer essa distinção e reflexão?
Boa sorte e que vocês consigam, assim como eu, ter também um saldo positivo.
Fernando Jorge – Contabilista e Cidadão